terça-feira, 31 de agosto de 2010

Assim falava Zaratustra


Sendo o último dia do mês de Agosto e o final das férias, fomos dizer adeus à praia. Os 40ºC de ontem desceram para 34ºC hoje e à beira mar fazia fresco e a humidade era grande.



O dia despediu-se com um pôr-do-sol espectacular, aplaudido pela tribo vizinha, ao som incrível do "Also spracht Zaratustra" de Richard Strauss!

À medida que o sol descia e se apagava suavemente sobre o mar, a música ia aumentando de intensidade e as palmas romperam no exacto momento em que a grande laranja desapareceu no horizonte.





Eu estava dentro de um filme real! Palavra que me custou bastante pular para fora do écran. Por minha vontade, teria continuado dentro daquele cinema e caminhado atrás do sol poente...

Fotos 1, 2, 3: (c)Luís Diferr
Fotos 4, 5, 6: (c)Pérola de Cultura

História de amizade ou amor à primeira vista?



Vale a pena ver com atenção cada um dos 11 minutos deste filme espantoso.

Cortesia de Miguel Loureiro

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Oslo revisitado - alguns flashes


No Oslo Blog Gathering, enquanto os bloggers trocavam uns com os outros importantes dicas sobre a arte de bem "blogar" e apreendiam com os residentes informação sobre Oslo e a Noruega, Luis Diferr "saía do ar", separava-se do grupo e às vezes parecia ter-se perdido.

Sempre reaparecia afinal, bem disposto e com um sorriso maroto a encerrar uma caixa cheia de surpresas, algumas das quais agora vos revelo.

As minhas escolhas de hoje centram-se sobre as esculturas, uma arte maior que ambos consideramos sublime.











Fotos - autoria: (c)Luis Diferr


OSLO REVISITED - SOME FLASHES


During the Oslo Blog Gathering, as bloggers shared with each other important tips on the art of blogging and learned with residents things about Oslo and Norway as well, Luis Diferr "left into the air", separated from the group and sometimes seemed to be lost.

Always reappearing after all, in a good mood, with a smile hiding a box full of surprises, some of which I reveal to you now.

My choice today is focusing on sculpture, because we both consider it as a sublime major art.

All photos - authorship: (c) Luis Diferr

domingo, 29 de agosto de 2010

Contra a violência doméstica


‎"Enquanto gritas à tua mulher, companheira ou namorada, há um homem desejando sussurrar-lhe ao ouvido. Enquanto a humilhas, ofendes e insultas, há um homem cortejando-a e recordando-lhe de que é uma boa mulher. Enquanto lhe bates, há um homem desejando dar-lhe amor. Enquanto a fazes chorar, ... há um homem que lhe rouba... sorrisos."

Obrigada à Regina Ramos

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Oslo Blog Gathering - recepção na Câmara Municipal



No primeiro vídeo vê-se que nos aperaltámos para ir à Câmara ser recebidos pelo Exmo. Mayor, uma simpatia de pessoa e um político sério e competente.
Aparecem Li & Bo vestidos de reis, Claudie & Pierre, Luis Diferr, Renny & Diane Amundsen, o casal Wilson e até mesmo eu.



No segundo vídeo podemos recordar os discursos do Mayor, Mr. Fabian Stang e também de Renny Amundsen, que assume estar a viver "a dream come true" com este encontro de bloggers vindos de todas as partes do mundo.
Seguiu-se o tradicional brinde com champanhe (e por ali diz-se "skoll!") e depois presenteámos o Mayor com lembranças dos nossos países de origem. Por coincidência era o seu 55º aniversário e o 37º da princesa da Noruega Mette-Marit, esposa do príncipe herdeiro Haakon.

O registo de imagens de vídeo é de Maribel Sanchez, a nossa amiga de Ibiza, que aparece aqui abaixo e a seguir Luís Diferr oferecendo ao Mayor um "Porto Ferreira".



Fotos: 1.(c)Maribel Sanchez e 2.(c)Pérola de Cultura

OSLO BLOG GATHERING - RECEPTION IN THE CITY HALL

In the first video we may see that we dressed up to go to the Oslo City Hall to be received by the Hon. Mayor, a nice person and a serious and competent politician.
Li & Bo appear dressed as kings, Claudie & Pierre, Luis Diferr, Renny Amundsen and Dianne, the Wilson couple and even me.

In the second video we may remind the speeches of the Mayor, Mr. Fabian Stang and also Renny Amundsen, which is assumed to be living "a dream come true" with this meeting of bloggers from all over the world.

This was followed by the traditional champagne toast (and there they say "Skoll!"). Then we presented the Mayor with memories of our countries of origin. By coincidence it was his 55th birthday and the 37th Princess Mette-Marit of Norway, wife of Crown Prince Haakon.

Registration of video images is by Maribel Sanchez, our friend from Ibiza, in the first picture, and then Luís Diferr, offering to the Mayor a "Porto Ferreira".

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Oslo Blog Gathering - what an experience!


De início, em Oslo fazia frio, uma chuvinha irritante e um céu nublado que não deixava ver nem Sol nem Lua.

Mas a recepção calorosa dos organizadores conseguiu dissipar esses inconvenientes e gerar uma boa disposição que se prolongou pelos três dias do encontro.

Com todos os pormenores pensados e um programa organizado como se de uma verdadeira convenção internacional se tratasse, tudo correu muito bem e foi uma experiência única na vida de todos os participantes.

Começámos por fazer um city tour chamado Highlights of Oslo, guiado por uma profissional de turismo, Margareth Sveen, a competência escandinava em pessoa, com grande experiência.

Quem ainda não conhecia a cidade teve oportunidade de ver o Parque de esculturas de Gustav Vigeland, a pista de saltos de ski de Holmenkollen, a periferia dos museus de Bygdoy e as artérias onde se situam os principais pontos de interesse.


À tarde, um ponto alto deste programa foi a recepção na Câmara Municipal de Oslo, pela pessoa do seu presidente, Mr Fabian Stang, um verdadeiro lorde, cheio de charme e simpatia, realmente empenhado na qualidade de vida e bem-estar dos seus concidadãos. Curiosamente era o dia do seu 55º aniversário e levámos-lhe presentes dos respectivos países.


Esperava-nos um cocktail de gala num dos salões nobres do edifício, a que se seguiu uma visita guiada aos outros salões, pintados com magníficos frescos por artistas contemporâneos. Visitámos também a imensa sala onde se procede anualmente à entrega do Prémio Nobel da Paz, por volta do dia 10 de Dezembro, e ainda a sala parlamentar da Câmara.


No dia seguinte começámos por fazer uma visita guiada à Opera de Oslo, fabulosa construção de autoria dos mesmos arquitectos que projectaram a nova Biblioteca de Alexandria.


O projecto inspirou-se num icebergue e há um jogo de rampas que vão desde o telhado até à água, podendo-se circular a pé por todos os espaços, de cima a baixo. O edifício no seu exterior é feito de mármore branco importado de Itália e vidro azulado. O interior é todo revestido de madeira de carvalho e igualmente muito interessante. Se por fora a sensação nos remete para a brancura do frio, por dentro, os veludos laranja da sala principal e o carvalho escurecido com amónia, transmitem-nos uma sensação de calor verdadeiramente reconfortante.


Este foi o segundo ponto alto do encontro e revelou-se para mim muito interessante.

Seguiu-se o render da guarda no Palácio Real, onde vivem suas Majestades o Rei Harald e a Rainha Sonja da Noruega.


À noite um magnífico jantar juntou-nos num momento de alegre e descontraído convívio numa das muitas ilhas que rodeiam Oslo, onde pudemos desfrutar da companhia uns dos outros, com o anoitecer na praia como cenário.


No terceiro e último dia do encontro saímos de Oslo, já com bom tempo, em direcção ao Sul para visitar Drobak e a ilha de Oscarsborg com a sua imponente fortaleza, estrategicamente colocada no meio do Fiorde e na sua parte mais estreita; esta fortaleza teve um importante papel defensivo, nomeadamente durante a segunda guerra mundial.


Ao final da tarde esperava-nos uma surprise party nas ruínas da antiga Oslo: uma caixa de champanhe ao pôr-do-sol, com a visível emoção de Renny ao constatar o êxito daquilo que demorara quase um ano a preparar meticulosamente!


As seis línguas que se falavam em simultâneo não foram obstáculo a uma alegre convivência, que poderá vir a dar frutos em termos de relações de amizade futura.

Aprendemos alguma coisa sobre a cultura e o modo de viver dos noruegueses, que têm fama de ser frios e muito contidos; constatámos que, afinal e apesar das diferenças culturais, podemos fazer amigos mesmo nos povos aparentemente distantes do nosso modo de ser.


O encerramento do Oslo Blog Gathering teve lugar no sábado à noite no Pub irlandês "Dubliner", onde pela noite dentro se ouviram discursos e se trocaram ideias e sugestões para outras experiências deste tipo.

Um agradecimento especial a Renny e Diane Amundsen, o casal anfitrião, inexcedível na sua disponibilidade para satisfazer todos os anseios e expectativas dos participantes, e também a Tor Aabo (Noruega), co-organizador e co-anfitrião.

Além dos três citados, figuram também nas imagens acima:
Li Kruse & Bo (Suécia); Claudie & Pierre (França); Heather e Lawrence Wintermeyer (Canadá); Svetlana Norkin (Rússia); Corinne Hobson (EUA); Anna-Lynn (Filipinas); Karen Sinclair (Escócia); Maribel Sanchez (Espanha); Lelé Batita & Luis Diferr (Portugal).



Oslo Blog Gathering - what an experience!

Initially, it was cold in Oslo, an annoying drizzle and an overcast sky that hided the sun and the moon.

But the warm welcome of the organizers managed to remove these drawbacks and create a good mood that lasted for three days of the meeting.

With all the thoughtful touches and a program organized as an international convention it were true, everything went very well and was a unique experience in the lives of all participants.

We started by doing a city tour called Highlights of Oslo, led by a touring professional, Margareth Sveen, the Scandinavian power in person, with great experience.

Who does not know the city had the opportunity to see the park of sculptures by Gustav Vigeland, the track of the Holmenkollen ski jump, the periphery of the museums of Bygdoy and arteries where are the most interesting points.

In the afternoon, a highlight of this program was the reception at Oslo City Hall, by the person of its chairman, Mr Fabian Stang, a real lord, full of charm and warmth, really committed to the quality of life and welfare of their fellow citizens . Curiously it was the day of his 55th birthday and we took him gifts from our respective countries.

A gala cocktail has been prepared in one of the noble halls of the building, which was followed by a guided tour to other halls, with magnificent frescoes painted by contemporary artists. We also visited the huge room where they proceed to deliver the annual Nobel Peace Prize, around the 10th of December, and also the parliamentary chamber of the House.

The next day we started by making a tour of the Opera House in Oslo, a fabulous construction of authorship of the same architects who designed the new Library of Alexandria.
The project was inspired by an iceberg and there is a set of ramps that go from the roof to water and can be circular walk over the spaces, from top to bottom. The exterior building is made of white marble imported from Italy and blue glass. The entire interior is lined with oak and also very interesting. If outside the feeling takes us back to the whiteness of the cold, inside the main hall of the velvet orange and dark oak give us a warm feeling really comforting.
This was the second highlight of the meeting and proved to be very interesting to me.

Then we went to see the changing of the guard at the Royal Palace, home to their Majesties King Harald and Queen Sonja of Norway.

In the evening a wonderful dinner joined us in a moment of happy and relaxed conviviality in one of the many islands that surround Oslo, where we could enjoy the company of each other, with the sunset on the beach as a backdrop.

In the third and final day of the meeting we left Oslo, already in good weather, towards the South to visit Drobak and the island Oscarsborg with its imposing fortress, strategically placed in the middle of the fjord and in its narrowest part. This fortress had a important defensive role, especially during the second world war.

By late afternoon a surprise party was waiting for us in the ruins of the old Oslo: with a case of champagne at sunset, and with visible emotion, was Renny, to note the success of what has taken nearly a year to prepare thoroughly!

The six languages spoken at the same time were not an obstacle to joyful living, which may bear fruit in terms of future friend relationships.

We learn something about the culture and way of life of the Norwegians, who have a reputation for being cold and very contained; we found that, after all, despite the cultural differences, we can make friends even in people seemingly distant from our way of being.

The closure of Oslo Blog Gathering took place on Saturday evening at the Irish pub "Dubliner", where some speeches tooked place and we exchanged ideas and suggestions for further of this kind of experiments.

Special thanks to Diane and Renny Amundsen, the host couple, who unsurpassed in their availability to satisfy all the desires and expectations of participants, and also to Tor Aabo (Norway), co-organizer and co-host.

Besides the three mentioned above, also appear in the images:
Li Kruse & Bo (Sweden), Claudie & Pierre (France), Lawrence and Heather Wintermeyer (Canada); Svetlana Norkin (Russia), Corinne Hobson (USA), Anna-Lynn (Philippines), Karen Sinclair (Scotland), Maribel Sanchez (Spain); Lele Batita & Luis Diferr (Portugal).

Fotos 1, 9, 10 (c)Pérola de Cultura
Fotos 2, 5, 7, 8, 11 (c)Maribel Sanchez
Fotos 3, 4, 6 (c)Renny Amundsen


PUBLISHED BY LELÉ BATITA ON THURSDAY, AUGUST 26, 2010

LABELS: FRIENDS, BLOGS, TRAVEL

Lisboa, 38º C









Dizem que é da Lua cheia...!

Fotos (c)Pérola de Cultura e Luís Diferr

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ascensão ou Assunção - a Nossa Senhora do feriado de 15 de Agosto em Portugal


A Assunção de Maria é a crença tradicional realizada pelos cristãos católicos, ortodoxos, anglicanos, e algumas igrejas protestantes que a Virgem Maria no final da sua vida foi fisicamente para o céu.

O dogma da Assunção refere-se a que a Mãe de Deus, no fim da sua vida terrena foi elevada em corpo e alma à glória celestial. Este dogma foi proclamado ex-cathedra pelo Papa Pio XII, no dia 1º de Novembro de 1950, por meio da Constituição Munificentissimus Deus:


"Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus omnipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, ascendeu em corpo e alma à glória do céu".


Diz-se que este dogma da subida ao céu de Maria, mãe de Jesus, radica na seguinte lenda:

"São Juvenal, Bispo de Jerusalém , no Concílio de Calcedónia em 451 levou ao conhecimento do Imperador Marciano e Pulquéria, que desejava possuir o corpo da Mãe de Deus, que Maria morreu na presença de todos os Apóstolos, mas que o seu túmulo, quando aberto, a pedido de St. Thomas, foi encontrado vazio; donde os Apóstolos concluiram que o corpo fora levado para o céu."

A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como a Dormição por cristãos ortodoxos.

Embora com diferentes denominações a festa da Assunção/Ascensão de Maria é normalmente comemorada no dia 15 de Agosto pelo mundo cristão e é feriado em Portugal e noutros países.

Curioso é também lembrar que a 15 de Agosto se assinala o dia da abertura do Festival de Woodstock em 1969, apenas 19 anos após a proclamação do dogma por Pio XII...

Imagens: a Nossa Senhora da Ascensão representada pelos pintores Murillo, Tiziano e André Gonçalves (1730).

(Fontes de informação e pinturas da Wikipédia)

sábado, 14 de agosto de 2010

Época de Ramadão


O Ramadão em 2010 começou na quarta-feira, 11 de Agosto e prolongar-se-á por 30 dias, até quinta-feira, 9 de Setembro.

De acordo com o calendário islâmico, deve jejuar-se desde o nascer até ao pôr do sol, sendo apenas dispensados dessa privação os doentes e as crianças. Como parte do ritual os muçulmanos procedem à lavagem das mãos e dos pés nos períodos de oração.

O sheik David Munir explicou que este é um período sagrado, de oração e recolhimento, em que as pessoas se deverão aproximar mais da religião, fazendo leituras do Corão e frequentando mais as mesquitas.


«Sagrado porque foi neste mês, o nono mês do calendário islâmico, que o profeta Maomé recebeu o início da revelação do Alcorão», explicou o sheik.

Mas mesmo bom era que as falanges intelectuais islâmicas aproveitassem este período, que se quer de purificação e reflexão, para organizar grupos de estudo e intervenção para o combate às horríveis tradições fundamentalistas, atentatórias dos mais elementares direitos humanos. É que os grupos e governos fundamentalistas islâmicos continuam a promover contra-valores e medidas retrógradas e repressivas, sempre em nome de Alá e dos princípios mandatados pelo Profeta...

Oslo Blog Gathering


Cerca de 30 Bloggers de 15 países vão reunir-se em Oslo na Noruega entre os dias 19 e 21 de Agosto num encontro que o seu anfitrião, Renny Amundsen, diz ter como finalidades:
"Exploring, sightseeing and love nature; you only need a curious, open mind and a big heart."

Como se pode ver no logotipo, trata-se basicamente de um encontro de culturas, troca de experiências e aprofundamento de conhecimentos sobre a cultura, a História e as tradições da Noruega.

Para saber tudo é só ir ao Blogue Terella, onde o Renny explica em detalhe o programa do encontro.



Continua a impunidade


Continuamos a cada ano que passa no mesmo registo de inexplicável impunidade e os políticos aparecem com o discurso evasivo de sempre, entre o conformado e o incapaz.
Isto é simplesmente chocante e aberrante!
Querem que daqui a alguns anos alguém diga num livro de História: "Aqui um dia foi Portugal"?

Os Beatles nasceram há 50 anos

Os rapazes eram cinco e não quatro, como ficaram conhecidos anos mais tarde.
O baterista era na época Pete Best; Ringo Starr foi uma aquisição posterior.
Do baixista, que parece que não era grande coisa, não guardei o nome; ele foi em boa hora dispensado e Paul McCartney passou a ocupar o seu lugar. John Lennon e George Harrisson também já integravam a banda.
A carreira profissional dos Beatles começou em Hamburgo e não em Liverpool de onde John Lennon, a figura mais marcante do grupo, era natural.
Hoje dos quatro restam vivos apenas Paul McCartney e Ringo Starr para comemorar o 50º aniversário do grupo pop britânico com mais sucesso de todos os tempos.