quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Parabéns à L.A., colaboradora deste Blogue

L. A., ou Leitora Assídua, como preferirem, faz hoje anos e merece que a Pérola de Cultura assinale o seu aniversário. Ela é mais recente colaboradora deste espaço dedicado aos conteúdos culturais e os seus contributos são sempre de muita qualidade e bom gosto. A sua vinda para esta espécie de equipa, informal e flutuante, revelou-se uma mais-valia na área da Literatura e da Poesia.
Parabéns amiga, tens muitas milhas para fazer e nós estaremos aqui para te dar força e a nossa amizade.
Esta é também a tua "casa", capisci?

Flintstones fazem 50 anos

Quem não se lembra dos Flintstones, uma série de desenhos animados produzida pela dupla de desenhadores William Hanna e Joseph Barbera na década de 60. Os desenhos retratavam uma família da Idade da Pedra, mas com hábitos e estilo de vida perfeitamente burgueses. Barney e Betty e os seus amigos, Fred e Wilma, vivendo como os homens das cavernas, tinham, apesar disso, candeeiros, automóveis, sofás e televisão.
Um delírio para a pequenada do meu tempo. Algumas vezes a série chegou até mim apresentada pelo saudoso Vasco Granja,  no seu programa de divulgação de desenhos animados na televisão. Calcula-se que a série foi vista por 300 milhões de espectadores em 80 países e dobrada em 22 idiomas. Bons tempos!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Camané de novo no CCB


O fadista Camané apresenta o seu novo disco, 'Do Amor e dos Dias', a 7 de Outubro, no CCB, em Lisboa.
'Do Amor e dos Dias' contém 18 temas e tem produção de José Mário Branco. No disco, Camané conta com a participação dos músicos José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola), e Carlos Bica (contrabaixo). Promissor, como sempre.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Comunicado da Fenprof acerca de Miguel Sousa Tavares

A MENTIRA (é uma) CONSTANTE DE (em) MIGUEL SOUSA TAVARES

M.S.Tavares pronunciou-se na SIC, no dia 27 de Setembro, sobre o “acordo de princípios” assinado, em Janeiro, entre os professores e o Ministério da Educação. Sousa Tavares está no direito de emitir os juízos que bem entender. Não devia porém, pelo respeito à sua deontologia profissional, recorrer a mentiras – talvez resultantes da preguiça de não recolher informação fidedigna.

De facto, no processo de avaliação de desempenho que o ME impôs às escolas – e que continua a merecer o desacordo da FENPROF – os docentes (professores e educadores) não terão todos “muito bom e óptimo” (sic!). Como em todos os serviços da Administração Pública, 5% terão Excelente e 20% Muito Bom. Bastaria que o M.S. Tavares, no respeito pela profissão de jornalista, se desse ao trabalho de ler a legislação que, alegadamente, pretende combater.

Também é falsa a sua afirmação de que “passam a ganhar todos mais automaticamente”! Decorrente daquele acordo por que os professores muito lutaram, todos poderão atingir o topo da carreira – e essa foi uma importante vitória dos professores –, mas tal acontecerá com ritmos diferenciados e excessivamente lentos: demorarão, regra geral, 36 anos a atingi-lo! (Recorde-se que, pelo estatuto de 1998, o topo se atingia com 26 anos de serviço e que a média, na OCDE, é de 24 anos). Não é, de resto, verdade que tenham passado todos a ganhar mais, para além de não serem automáticas as progressões na carreira, pois dependem de avaliação e formação contínua.

Como todas as discussões, também esta só faz sentido se os interlocutores assumirem uma atitude séria e intelectualmente honesta. Sempre que fala de professores, M.S.Tavares revela-se incapaz de assumir tal atitude. O que é lamentável...

O Secretariado Nacional da FENPROF
28/09/2010

A bestialidade do Miguelito


... por acaso, digo, sem acaso, não sabia desta bestialidade do Miguelito. Quando estava a ver o noticiário da SIC e, assim que este querido começou a falar, mudei de canal. Isto porque, em tempos este "não Sr." fez as contas do número de dias que os professores trabalhavam e chegou à brilhante, que não é de mente, conclusão que só trabalhávamos 2 meses. Não sei porquê mas parece-me que tem um trauma com professores e, mais grave, talvez seja por isso, não sabe fazer contas. A partir desse momento, por ver que, como alguns já o disseram, não faz o trabalho de casa e, por isso, não sabe o que diz, deixei de o ouvir. Infelizmente as minhas conclusões confirmam-se. Este homem (com letra minúscula) vai para a televisão falar e comentar o que não sabe...

O que não sabe pensar

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Isto deve ser delirium tremens...!!!

"José Sócrates entra com a pior coisa que podia fazer, que era a capitulação perante os professores!"
"Os professores passaram todos a ganhar mais automaticamente e vão ser todos classificados com Muito Bom e Óptimo, como é evidente!"


Miguel Sousa Tavares, em mais um momento brilhante na SIC. Infelizmente Rodrigo Guedes de Carvalho nada fez para contradizer este génio iluminado da nossa praça.

Incrível a desfaçatez com que fala, realmente como se soubesse o que está a dizer. Não sabe nem de longe, sequer. Disse asneira sobre asneira e o mais grave é que esta escarrada mentira passou incólume para a opinião pública!

Courte, bonne... et d'actualité...



La grand-mère à sa petite fille :


- Moi, à ton âge, je travaillais déjà !

Et la petite fille de répondre :

- Moi, à ton âge, je travaillerai encore...


(Gentilmente enviado pela Carmela)

domingo, 26 de setembro de 2010

A Papisa Joana



Die Päpstin (A Papisa Joana) é um filme épico de co-produção europeia (Alemanha, Reino Unido e Espanha), baseado no romance homónimo da autora americana Donna Woolfolk Cross. O filme foi realizado por Sonke Wortmann e é interpretado por Johanna Wokalek no papel da Papisa Joana.
O amante de Joana é interpretado por David Wenham  e o Papa Sérgio II por John Goodman.
A ante-estreia mundial teve lugar em Berlim a 19 de Outubro de 2009 e estreia agora em Portugal.
A controvérsia em torno desta figura misteriosa da única mulher que supostamente governou a Igreja Católica como sendo Johannes Angelicus, o Papa João VII durante dois ou três anos, promete um filme interessante.




- "Sou independente, livre, ao falar e pensar. Quero viver como nenhuma mulher pôde sonhar."
- "Você está brincando com o fogo, Johanna."
(...) - "Talvez fosse inteligente da nossa parte fazer com que ela desaparecesse."

Porque é que isto me faz lembrar de Hypatia de Alexandria no filme "Ágora"? Já sei, mas não conto.

Lisboa, o melhor destino do mundo?


Fotos (c)Pérola de Cultura

"Melhor Destino do Mundo, Melhor Destino de Cruzeiro e Melhor Porto de Cruzeiro são as nomeações a que concorre a cidade de Lisboa nos "World Travel Awards (WTA) 2010".

Concorrem ainda, na categoria de Melhor Destino do Mundo, outras 17 cidades, entre as quais Londres, Maldivas, Miami, Nova Iorque, Rio de Janeiro e Sidney.

Já para Melhor Destino Cruzeiro do Mundo foram também escolhidos as Bahamas, Copenhaga, Istambul, Miami, Xangai, Estocolmo, entre outras.

Ao galardão de Melhor Porto de Cruzeiros do Mundo Lisboa concorre com o porto da Cidade do Cabo, Copenhaga, Istambul, Miami, Port Victoria, Rio de Janeiro e Sharm el Sheikh."

Ler mais e ver 73 fabulosas fotos na Visão.

Exposição "Viva a República! 1910-2010"

Para quem ainda não viu, ficam aqui algumas imagens para abrir o apetite:






Neste cartaz pode ler-se o seguinte texto:

"Nas ruas de Lisboa o espectáculo era maravilhoso. Confraternizava-se. Abraçavam-se pessoas completamente desconhecidas. A segurança era absoluta e os representantes do antigo regime, que passados poucos dias transitavam tranquilamente na cidade, poderiam ter aparecido em 5 de Outubro, confiados à guarda da revolução."

José Relvas

A exposição vai até Dezembro na Cordoaria Nacional em Belém, Lisboa.

Fotos: (c)Pérola de Cultura

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bullying - Imagem estereotipada mas nem sempre consensual dos Bullies ou Agressores


 Não gostam da escola, têm capacidades intelectuais mais reduzidas, são ansiosos, impulsivos, inseguros, têm uma maior probabilidade de depressão e um nível de auto-estima relativamente baixo.
 São agressivos com os seus pares, para os professores, pais, irmãos e outros.
 Têm atitudes positivas relativamente à violência.
 A Violência como única forma de resolução de conflitos.
 Dificuldade de relacionamento interpessoal.
 Reduzido círculo de amigos.
 Comportamentos de risco associados: tabaco, álcool, drogas, delinquência e actividades criminais.


Diversos autores argumentam que:

 Alguns agressores têm boas competências sociais e são relativamente activos e assertivos.
 São capazes de evidenciar elevados níveis de inteligência social e de compreender as emoções e os sentimentos dos outros.
 Embora, muito frequentemente, usem essas competências e capacidades pessoais para alcançarem vantagens ou benefícios pessoais.
 O que na realidade lhes falta são as capacidades de empatia, ou seja, de avaliarem as consequências emocionais dos seus comportamentos sobre aqueles que agridem, sentindo pouco ou nenhum arrependimento pelos seus actos.
 As crianças fortemente agressivas têm expectativas positivas acerca do resultado da agressão.
 Aumento da auto estima e capacidade de controlo sobre os comportamentos dos outros.
 A tensão e o medo das vítimas constituem um reforço do comportamento agressivo.


Texto de BECAS

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Os pretos e os gays"


Conversa com Daniel Oliveira sobre os direitos das minorias.
Dia 1 de Outubro, sexta-feira, às 21 horas na LX Factory, Livaria Ler Devagar.
(Rua Rodrigues de Faria, 103, Alcântara, Lisboa).

Dia Mundial do Mar


Assinala-se hoje o dia mundial do mar. Esta comemoração conta com diversas iniciativas pelo país e relaciona-se com a efeméride "2010 - ano da biodiversidade".
Convém lembrar que o mar compõe 2/3 do planeta Terra e é um bem precioso para a vida e para o equilíbrio ambiental. Mas não é um recurso que se possa poluir ou de algum modo maltratar, assim como as espécies que nele habitam.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A rapariga do rio Pó fez 76 anos













Sophia Loren, aliás Sofia Villani Scicolone, nasceu a 20 de Setembro de 1934, filha de Romilda Villani e Riccardo Scicolone. A sua mãe era professora de piano e aspirante a actriz
Sophia Loren, que recentemente esteve em Portugal, acaba de fazer 76 anos.
Foi a primeira actriz a receber um Oscar para melhor papel feminino num filme estrangeiro. Conta com cerca de 50 prémios ao longo da sua carreira de 60 anos de cinema.
Habituei-me muito cedo a admirar Sophia como um ícone de beleza e sensualidade no grande écran, desde o tempo em que ela era para mim apenas "A rapariga do rio Pó". Parabéns, Sophia!


domingo, 19 de setembro de 2010

Oslo Blog Gathering foi há um mês







Fotos: (c)Pérola de Cultura

Grandes momentos em Oslo num encontro internacional de bloggers, muito especial, cheio de surpresas e inesquecível!

Thank you Renny & Diane, Tor, Maribel, Li & Bo, Pierre & Claudie, Karen, Haether & Lawrence, Corinne, Vagabonde & Williams, the Mayor Fabian Stang, and all the others who made those moments so special!

É mêmo só pa criancinhas que inda nã sabem porteguês...



... porque se fosse, de facto, para alunos, professores e famílias, seria um verdadeiro desastre, a começar pela língua portuguesa. Parece um discurso para mentecaptos. Triste!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Agatha Christie nasceu há 120 anos


Agatha Mary Clarissa Miller, nasceu a 15 de Setembro de 1890 em Torquay, Devon, e morreu com 85 anos em Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra. Contaria hoje portanto 120 anos.

Considerada uma das maiores romancistas do género policial, usou o pseudónimo de Mary Westmacott, mas ficou mundialmente conhecida como Agatha Christie (o apelido é do seu marido Archibald Christie).

É autora de mais de 80 livros, que estão traduzidos em todo o mundo, logo a seguir aos de Shakespeare, e já foram vendidos mais de quatro biliões de exemplares. Entre as suas personagens mais famosas encontram-se Miss Marple e o detective Hercule Poirot.


Várias das suas obras foram adapatadas para cinema, onde Hercule Poirot foi interpretado nomeadamente pelo grande actor (também já falecido) Peter Ustinov.

Os universos perturbadores do crime tratados com fina ironia e uma pitada de humor fizeram de mim uma fã incondicional das séries e dos filmes baseados nas histórias de Agatha Christie, onde Poirot dá lições de uma lógica irrepreensível, "à la belge"...

Tive o privilégio de ver num Teatro de Londres a peça "The Mousetrap" da mesma autora, que está em cena há quase 60 anos (estreou em 1952!) e continua e esgotar as sessões em 2010, após muitos milhares de representações!


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Memórias do Oslo Blog Gathering


A umas escassas horas de começar a primeira aula deste ano lectivo, não posso deixar de sentir uma ponta de nostalgia pelos dias das férias que já lá vão e pelo que ficou para trás, neste Verão tão diferente do habitual.

Aquilo que de inusitado marcou este ano foi o facto de, nos rigores do frio de Janeiro, ter decidido guardar uma fatia das férias para conhecer pessoalmente amigos que só conhecia na blogosfera.


A blogosfera, essa espécie de bicho papão, que parece tão mal visto por alguns sectores ligados ao poder, talvez pela liberdade com que os bloggers se expressam e pela velocidade com que acedem a alguma informação que, pensa-se, às vezes está muito bem guardada nos corredores das grandes decisões.

Afinal, que gente é essa, os 'bloggers'?
Perguntou-me uma colega se sou uma espécie de escritora.
- Não, sou mais uma "escrevente", respondi.
- Escriba dos nossos dias?
- Fazedora de um diário digital, segundo tradução aproximativa.


Pediu-me uma amiga portuguesa para contar o que tinha aprendido em Oslo com bloggers mais experientes. Muita coisa, mas sobretudo, que os bloggers, pelo menos os que conheci pessoalmente - aqui e lá - são, como muito bem me sintetizou a Diane CA, "pessoas atentas, sensíveis, cultas, socialmente activas e que prestam atenção aos detalhes". Nem mais, subscrevo por inteiro.

Depois do trabalho surge a interiorização, a reflexão e a crítica daquilo que se vê e se vive, sempre de modo a acrescentar algo de novo, positivo, interventivo, construtivo.


Este Blogue pretende construir-se à volta de conteúdos culturais, com toda a dificuldade de que isso se reveste, não só pelo investimento que supõe em termos de tempo, mas também pela diversidade das temáticas que abrange.

Este ano vai ser mais difícil dar resposta a este propósito, pelo que é possível que o número de posts semanais seja substancialmente reduzido, em prol de uma qualidade mais apurada. O encontro de Oslo foi um marco importante e depois dele, haverá certamente mudanças.


Farei ainda alguns posts sobre Oslo e as suas 'luzes', em sentido literal e figurado. Por agora ficam aqui duas pistas: uma, o vídeo do sightseeing com que iniciámos o Encontro, outra, a recolha dos posts realizados por alguns dos participantes, efectuada aqui, pelo Renny Amundsen, o networker norueguês anfitrião.


Fotos: (c)Luis Diferr para Pérola de Cultura




OSLO BLOG GATHERING MEMORIES

A few hours before starting the first class of this school year, I can’t help feeling a bit of nostalgia for the holidays and those days behind us this summer, so different from usual.

What marked this year was the fact that in the cold days of January, I decided to hold a share of vacation to know personally friends who have known only in the blogosphere.

The blogosphere, this kind of bogeyman, looks so strange seen by some political sectors, perhaps because of the freedom that the bloggers use to express themselves and the rapid access to some information, sometimes taken as 'a secret of state'.

After all, what kind of people are the bloggers?
A colleague asked me if I'm very close to a writer.
- No, I'm more "clerk," I replied.
- Scribe of the day?
- Maker of a digital diary, in an free translation.

A Portuguese friend asked me to tell her what I had learned in Oslo with more experienced bloggers. Much, but especially that bloggers, at least those who I met personally - here and there - are, as it was very well summed up by Diane CA, "attentive people, sensitive, educated, socially active and who pay attention to details." Nothing else, I agree entirely.

After work comes the reflection and critique of what one sees and lives, so it always add something new, positive, interventionist and constructive, to express on a Blog.

This Blog regards to cultural contents, with all the difficulties that it takes as a time 'investment', but also because of topics diversity it covers.

This year will be more difficult to meet this purpose, so it is possible that the number of weekly posts is substantially reduced in favor of a finer quality. The Oslo meeting was an important topic, which could bring some changes.

I will do some further posts on Oslo and their 'lights'. For now here are two tracks: one, the video of sightseeing with which we started the meeting, and a collection of posts made by some participants, performed here by Renny Amundsen, the Norwegian host networker.


Photos: (c) Luis Diferr for Pearl of Culture

domingo, 12 de setembro de 2010

Combate de Blogues com Paulo Guinote



Segundo parece, nada de combate, apenas uma conversa amistosa entre quatro bloggers conhecidos, a saber:

- Paulo Guinote (A Educação do Meu Umbigo);
- Nuno Ramos de Almeida (5 dias);
- Rodrigo Moita de Deus (31 da Armada);
- Miguel Morgado (O cachimbo de Magritte).

A educação, o orçamento de Estado, o processo Casa Pia e outras coisas do 'estado da nação'.

A TVI 24 reivindica o único programa que dá voz à Blogosfera, esse monstro papão que parece assustar tantas mentes bem-pensantes...

As 7 maravilhas naturais de Portugal


As vencedoras, escolhidas pelo público por telechamada foram:

- Lagoa das Sete Cidades
- Vulcão do Pico
- Portinho da Arrábida
- Floresta Laurissilva da Madeira
- Grutas de Mira de Aire
- Ria Formosa no Algarve
- Parque Nacional Peneda do Gerês


Pode ver aqui 71 fotografias de todas as maravilhas nomeadas.

"A Grécia Arcaica" por Maria Helena da Rocha Pereira

Pré-Socráticos #1: A Grécia Arcaica from Origem da Comédia on Vimeo.

Primeira sessão do ciclo Tertúlias Pré-Socráticas, promovido pela associação Origem da Comédia. Maria Helena Rocha Pereira fala da Grécia Arcaica, enquanto plano de fundo histórico-cultural da revolução científica e filosófica protagonizada pelos filósofos que serão tratados nas sessões seguintes. Sessão decorrida no dia 5 de Março de 2010, no foyer do Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra.

Obrigada ao Francisco Trindade, do Anovis Anophelis.

Não posso deixar de agradecer também à Professora Dra. Maria Helena da Rocha Pereira, especialista em Cultura Clássica e para mim a melhor tradutora dos textos filosóficos da Antiguidade, uma referência de qualidade e rigor, a quem os professores de Filosofia muito devem.

A sociedade é assim


Não é necessário saber espanhol para entender que os políticos são iguais em todo mundo...

Texto de um azulejo em Toledo.

Enviado por CARMELA. O meu agradecimento.