Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Capitães de Abril a jogar uma bisca


"A Dona "Estebes" tem claramente ar de inglesa e tem toda a razão. Tem ainda mais razão quando é óbvio que o lugar dos Capitães – e de toda a soldadesca, aliás – é nos quartéis, de onde só deveriam sair para namorar ou visitar a família. Que raio de ideia tiveram eles de sair à rua num dia assim, naquela madrugada de 25 de abril, após o inconseguimento anterior, só para conseguirem derrubar o governo do esclarecido e ginasticado Marcelo, homem de visão apesar dos óculos que usava! Vieram logo ao quartel do Carmo, é claro, respondendo ao apelo da farda.
Aquilo foi para inglês ver e não só. Viram os americanos e também os russos, por via do astronauta Gagarin, que andava às voltas lá no espaço. Viu a Simone de Bemver mas não o Immanuel do Kant, que estava há muito ocupado com imperativos de outra categoria.
Convença-se o povo de que a Dona "Estebes" tem toda a razão. “Nada de relaxações!!” (como diria a Titi). Ou “c’est excessivement fort !” (como diria o embaixador da Finlândia n’Os Maias). Por que raio querem agora os ex-Capitães ir palrar ao Hemiciclo? Aquilo é só para gente séria. Eles que vão jogar uma bisca no quartel!
God save the President of the Assembly (and the former President of the Council, despite having been fired from the Government)!
Viva a Dona "Estebes"! Viva Portugal!"
Luís Diferr 

domingo, 13 de abril de 2014

Abril sem a voz dos capitães


Ai, Dona Esteves! E eu, que me regozijei quando a Sra. foi eleita para presidente da AR, por ser mulher... É que para mim, a paridade de género ainda é só para inglês ver. Mas a Sra. tem sido uma das crescentes desilusões para muita gente. Não lhe basta citar Immanuel Kant ou Simone de Beauvoir para conquistar as minhas simpatias. Mais uma vez, essas citações de filósofos ilustres, para quem a Ética era uma práxis, são para inglês ver. E, Dona Esteves, palavras leva-as o vento. Mesmo que sejam palavras bonitas, de mulheres e homens bons de alma, vindas lá de longe, no passado. O que me interessa mais são os atos. A Dona Esteves ficará apenas com o domínio das belas palavras (podemos questionar a sua eloquência); mas os atos, esses ficarão, decerto e para sempre, com os capitães de Abril. Pode ir para a sua casinha e gozar a sua gorda reforma, Sra. Dona Esteves. Muito agradecida, mas a gente pode ler diretamente Kant e Beauvoir e sem sotaque.
(Notícia aqui)