Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Primeira sonda pousou num cometa

Philae pousou com sucesso no cometa 67P


Ver notícia aqui.

Europa
Este momento é histórico. Foi obra da Agência Espacial Europeia.
Desta vez não foram os americanos mas os europeus a mostrar o que valem.
Embora, obviamente, na ESA haja investigadores e técnicos de muitas nacionalidades.
Para variar, sabe bem ver alguma coisa dar certo e produzir frutos, feita na Europa.
Espero que não venham com os habituais disparates, como os que disseram relativamente à chegada à Lua: 
- que era uma montagem de estúdio dirigida por Stanley Kubrick, que havia por ali um gato e até a sombra da cadeira do diretor na superfície da Lua... e outras pérolas afins... 
Quer dizer, Stanley Kubrick não era estúpido mas devia ser incompetente, para ter participado numa fraude dessa dimensão e ainda por cima deixar vestígios por todo o lado!

Confesso que sinto uma ponta de orgulho e vaidade de ser europeia em ocasiões como esta. E Europa também devia sentir...

domingo, 9 de novembro de 2014

25º aniversário da queda do muro de Berlim


"O Muro de Berlim era uma barreira física construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental." (Wikipédia)



A 9 de novembro de 1989 esta estrutura foi derrubada, ante o regozijo de milhares de berlinenses dos dois lados. O que dela resta é uma herança simbólica da Guerra Fria, da separação Leste-Oeste, não só dentro da Alemanha, mas por todo o mundo, para onde foram exportadas dezenas de fragmentos.
Estimulada pela Perestroyka de Gorbachov, a Europa de Leste viria a conhecer uma nova era de liberdade; e a queda do muro simbolizou a destruição da "cortina de ferro" sob a qual os países do leste tinham vivido, com a cidade de Berlim aprisionada por um muro desde 1961, ano da sua construção. 
Uma aurora de esperança nascia com o seu derrube, há 25 anos.
Hoje o troço do muro que está preservado foi transformado em galeria de arte a céu aberto, com centenas de graffiti que retratam a opressão, o racismo, as prisões, a censura, mas também a liberdade, a mudança e a esperança. 
Em 2000, de visita a Berlim, senti que a capacidade criativa e regeneradora dos povos e das gentes que confluem na capital alemã fizeram do muro de Berlim um Museu vivo e em constante evolução. Ele constitui um testemunho histórico importantíssimo para a memória dos seus antigos habitantes, mas também promove uma aprendizagem sobre o passado, junto das gerações de jovens que nasceram após a sua queda. 


Porta de Brandenburgo
Os 16 km originalmente ocupados pelo muro em Berlim, estão durante este fim de semana reconstituídos através de uma fileira de balões luminosos para comemorar este aniversário.