Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Época de Ramadão


O Ramadão em 2010 começou na quarta-feira, 11 de Agosto e prolongar-se-á por 30 dias, até quinta-feira, 9 de Setembro.

De acordo com o calendário islâmico, deve jejuar-se desde o nascer até ao pôr do sol, sendo apenas dispensados dessa privação os doentes e as crianças. Como parte do ritual os muçulmanos procedem à lavagem das mãos e dos pés nos períodos de oração.

O sheik David Munir explicou que este é um período sagrado, de oração e recolhimento, em que as pessoas se deverão aproximar mais da religião, fazendo leituras do Corão e frequentando mais as mesquitas.


«Sagrado porque foi neste mês, o nono mês do calendário islâmico, que o profeta Maomé recebeu o início da revelação do Alcorão», explicou o sheik.

Mas mesmo bom era que as falanges intelectuais islâmicas aproveitassem este período, que se quer de purificação e reflexão, para organizar grupos de estudo e intervenção para o combate às horríveis tradições fundamentalistas, atentatórias dos mais elementares direitos humanos. É que os grupos e governos fundamentalistas islâmicos continuam a promover contra-valores e medidas retrógradas e repressivas, sempre em nome de Alá e dos princípios mandatados pelo Profeta...

Sem comentários:

Enviar um comentário