sábado, 29 de agosto de 2009

O mito recorrente das duas Luas em Agosto


Nos últimos anos por esta altura de Agosto recebo sempre vários e-mails a dizer que no dia 27 são visíveis duas "Luas" no Céu, pois Marte passa muito próximo da Terra e então parecerá do tamanho da Lua, o satélite natural da Terra.

Bem a propósito, o Observatório Astronómico de Lisboa enviou o comunicado que o Prof. Carlos Fiolhais publicou no De Rerum Natura e que aqui reproduzo.

Esperemos que ainda tenha sido a tempo de evitar que muitos ingénuos andassem a torcer o pescoço para o Céu, à procura de duas Luas, quando na verdade só se via meia Lua em quarto crescente, e, quanto a Marte, só um olho muito bem treinado pode prescindir de telescópios...


GRANDES ERROS: GRANDE MARTE

"Todos os anos, nesta altura do ano, surge na internet a notícia de que Marte estará muito próximo da Terra. Segundo a notícia, a grande aproximação aconteceria no dia 27 de Agosto, e nessa ocasião, Marte ficaria com o mesmo tamanho angular da Lua, podendo-se ver "duas luas" no céu. Esta notícia não tem qualquer fundamento!

Este boato, recorrente, têm surgido nos últimos seis anos porque Marte esteve realmente muito próximo da Terra em 27 de Agosto de 2003. Nesse dia o planeta vermelho esteve a "apenas" 55,76 milhões de quilómetros da Terra, a menor distância entre os dois planetas dos últimos 60 mil anos.
Mas mesmo nessa ocasião, Marte esteve muito longe de se comparar em tamanho aparente ao nosso satélite natural, que mantinha um diâmetro aparente 72 vezes maior do que o de Marte.

O fenómeno de maior proximidade entre a Terra e Marte não se repete anualmente, as melhores fases de observação de Marte têm um período próprio que depende dos períodos de translação de Marte e da Terra em redor do Sol. Esse período é conhecido como período sinódico, e, para o caso de Marte, vale 780 dias, aproximadamente. O próxima vez em que o planeta vermelho e a Terra se encontram próximos ocorrerá só no dia 27 de Janeiro de 2010. Nessa dia a distância entre os dois planetas será de 99 milhões e 330 mil quilómetros: mais distante que o fenómeno ocorrido em 2003. Nessa ocasião, o tamanho aparente de Marte será, como sempre, muito menor que o da Lua. Nunca se poderá ver Marte do tamanho da Lua!

Este ano, durante a madrugada de 27 de Agosto de 2009, Marte estará no céu e poderá ser observado. O nascimento do planeta ocorrerá às 1h54m. A Lua estará na fase de quarto crescente.

Para obter mais informação sobre a "visibilidade do Planeta Marte em
2009" consulte a nossa página."

Sem comentários:

Enviar um comentário