Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

7 maravilhas da gastronomia portuguesa


Estes pratos tradicionais da culinária nacional foram eleitos pelo voto directo de quase um milhão de portugueses. Alguns eram previsíveis, mas outros houve, que eu esperava que fossem escolhidos, como o bacalhau, que ficaram de fora. Eis aqui a lista dos eleitos:

"Alheira de Mirandela, queijo Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada, leitão da Bairrada, pastel de Belém - são estas, de acordo com uma votação popular, as sete maravilhas da gastronomia portuguesa".

Já se sabe que qualquer escolha pode ser contestada. Não se percebe muito bem porque aparece o queijo da Serra da Estrela nas entradas, já que é habitualmente servido no fim da refeição; porque se aceitou a candidatura do pastel de Belém em vez do pastel de nata. Enfim, também não me parece bem eleger dois produtos da mesma categoria (entradas) e deixar de fora os pratos de caça.
As candidaturas deveriam obedecer a uma receita "genuína e integrante dos valores tradicionais portugueses e com mais de cinquenta anos de história".

1 comentário:

  1. Lelé,
    como neta de portugueses, a culinária domingueira é sempre revisitada nos pratos locais.Minha avó fazia uma espécie de pão recheado de chouriços que era uma maravilha.Que saudades!
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar