Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Atenção aos perigos da praia!


Quando andarem a passear na praia tenham muita atenção, não toquem em nenhum bicho destes!!
Depois de dois meses de mau tempo a assolar a costa portuguesa, vejam o que está a chegar na rebentação a algumas das nossas praias, juntamente com minúsculas patas de caranguejo, algas e outros elementos, vejam o aspecto que têm.


Sabem o que é isso? É apenas uma modesta medusa azul extremamente tóxica. Se virem alguma não lhe toquem. Mesmo morta o seu tecido mole morde como uma serpente, e as marcas que deixa na pele são definitivas - tatuagens indesejáveis. A dôr é indescritível, e se fôr uma criança a manuseá-las pode morrer envenenada.

Estas criaturas vivem a milhares de quilómetros da nossa costa, portanto: o que é que estas fazem aqui? São medusas de água quente, da Austrália, Califórnia... Quando surgem nas praias estas são fechadas ao público e consideradas mais perigosas que tubarões a deambular na área.


O tempo está a melhorar e os passeios à beira-mar tornam-se apelativos à descontracção. No entanto se virem criaturas como estas limitem-se a olhar e sigam à vossa vida.  Fica a informação. Tenham cuidado.


(ESTA INFORMAÇÃO FOI PRESTADA PELO SERVIÇO DE PROTECÇÃO CIVIL)

(Enviado por Tita Fan)

1 comentário:

  1. Sim, já presenciei uma picada de medusa nos mares da Grécia e a experiência foi dramática. A vítima disse que parecia uma queimadura constante a uma temperatura altíssima. Por um contacto de breves instantes foi necessário acompanhamento médico urgente! Obrigado pelo apelo!

    ResponderEliminar