Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Saramago, um ano


As cinzas de José Saramago, falecido no dia 18 de Junho de 2010 em Lanzarote, repousarão num jardim no Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos, sede da Fundação com o nome do escritor, segundo autorização do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

Será trazida uma oliveira centenária da Azinhaga, terra natal do escritor, que será plantada em frente à Fundação e junto da qual serão enterradas as cinzas. Sobre elas será colocada uma lápide com a frase "mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia" retirada do romance "Memorial do Convento".

A lápide de mármore virá de Pêro Pinheiro, na região Sintra, da qual saiu a pedra para a construção do Palácio Convento de Mafra a que se refere o romance.

Saramago tinha manifestado a vontade de que as suas cinzas repousassem num jardim de Lisboa, já que se trata de um espaço público e de renovação da Natureza.


Actualização do post: a cerimónia decorreu conforme o previsto às 11:30, hora do falecimento do escritor há um ano. As notícia estão aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário