quarta-feira, 14 de abril de 2010
A culpa é das cabras
Para explicar um pouco das origens do hábito de tomar café, deixo-vos aqui uma curiosidade com que deparei na imprensa angolana, tendo procedido a algumas alterações no português:
"O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro.
Ele experimentou os frutos e sentiu-se mais alegre e com maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o facto, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.
O homem levou o grão para o mosteiro mais próximo e os monges consideraram a planta “coisa do demónio”, então Kaldi decidiu dar fogo ao arbusto.
O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava a causar aquele maravilhoso perfume, e os grãos de café foram retirados das cinzas.
Acto contínuo, os monges mudaram de ideia e sugeriram que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de bebida daria, e logo descobriram que a bebida os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.
A notícia do grão "milagroso" foi passando de mosteiro em mosteiro e assim o café ficou conhecido no mundo.
O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. Hoje o Brasil é o maior produtor mundial do café, seguido do Vietname e da Colômbia."
In Angola.Press
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário