segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quem disse que os noruegueses são frios?


A minha participação no Oslo Blog Gathering em Agosto de 2010 foi retribuída com uma visita dos seus promotores e principais anfitriões Renny e Diane Amundsen a Lisboa no passado fim de semana.
A visita deixou-me orgulhosa e foi um prazer para mim receber colegas bloggers tão interessados na cultura portuguesa.
Fiz as honras da casa como me foi possível, umas vezes acompanhando-os, outras vezes sugerindo itinerários e visitas. Disseram-me que na Noruega quase nada se aprende e pouco se sabe sobre Portugal, excepto que lhes compra bacalhau.
Afinal há muita coisa para ver e desfrutar, desde a paisagem natural, até aos monumentos, testemunhos da História, passando pelos hábitos, a gastronomia e mesmo o fado.
Para Renny e Diane, foi uma aventura descobrir Lisboa, e sentir a sua atmosfera foi uma experiência única.


Fotos (c)Pérola de Cultura

2 comentários:

  1. Já vi que foi um fim-de-semana muito bem passado. Em relação à frieza, com toda a certeza que haverá noruegueses frios e quentes, como também há portugueses, chineses e outros que tais acabados em eses. Bjs

    ResponderEliminar
  2. João
    É claro, tens toda a razão.
    O título deste post tem a ver com a ideia muito difundida entre nós que os povos nórdicos são frios, distantes e muito mais racionais do que os latinos, por exemplo, que são muito expansivos.
    Na realidade o que se passa, é que, por hábito cultural, eles aprenderam a controlar as emoções com uma contenção pouco usual entre nós. Daí a fama de serem frios, coisa que não corresponde de todo à verdade. Tenho a prova.

    ResponderEliminar