quinta-feira, 12 de abril de 2012

O papel dos Blogues culturais

Foto: Renny B. Amundsen - Hunting Easter bunny eggs

O papel dos Blogues culturais não é reconhecido em todos os países da mesma forma. 
Já aqui falei do caso da Noruega, onde, em agosto de 2010, me juntei com um grupo de Bloggers de vários países do mundo, no Oslo Blog Gathering, acontecimento que considerei muito enriquecedor. Éramos cerca de 20 pessoas, de 10 países, o que só por si, é uma grande experiência de partilha, comunicação e conjugação de esforços para um objetivo comum.
Fomos gentilmente recebidos na Câmara Minicipal de Oslo por Sua Exc.ª o Mayor Fabian Stang, em reconhecimento daquilo que pessoas como nós fazem pela divulgação da Cultura dos nossos países no mundo, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da Cidadania e da aproximação entre os povos. Enfim, tudo aquilo que Anders Breivik deploraria. 

O grupo de bloggers no Parque Gustav Vigeland, em Oslo-2010


Eu, Luís Diferr, Renny Amundsen, Diane, Tor Aabö, Maribel Sanchez, Li Kruse, Claudie, Saskia William e muitos outros, teríamos a nossa sentença de morte assegurada, por difundir Cultura, História, Artes, costumes e tradições dos nossos países na blogosfera, envolvidos em valores de tolerância, partilha, inclusão e amizade entre os povos. 
Mas tudo bem, o tipo está preso e espero que por lá continue durante, pelo menos os 21 anos da pena prevista, naquele que para mim é dos países mais tolerantes e com uma democracia mais direta na Europa.


(falado em norueguês; até ao minuto 6:40)


Recentemente Renny Amundsen, do Blogue Terella, e anfitrião do Oslo Blog Gathering de 2010, foi convidado para ir à TV norueguesa, exatamente para explicar o que faz no seu Blogue em prol da divulgação das tradições, dos costumes, da gastronomia, da História e da Cultura do seu país. O programa chama-se "Postal da Noruega" e versa sobre temas que vão da música a outros eventos culturais. 
Renny explicou uma das tradições mais antigas da Noruega: na semana passada, como é habitual, as famílias juntaram-se para organizar "caçadas" aos ovos da Páscoa, que previamente esconderam entre as árvores da floresta, ainda nevada, mas já com Sol.    
Segundo uma antiga lenda da mitologia nórdica, era uma lebre que trazia uma cesta com os ovos, cheios de presentes e guloseimas, escondendo-os na floresta durante a noite. Na manhã da Páscoa, as crianças e os adultos, pesquisavam por entre as folhas e os arbustos, esses tesouros reluzentes deixados pela lebre, que era uma espécie de "emissária" da deusa da Primavera, que assinalava assim a renovação da Natureza. O coelho teria sido o animal escolhido pela deusa por ser extremamente fértil e essa ideia estar associada à Primavera. 


Foto: Renny B. Amundsen - Hunting Easter bunny eggs 2


Ainda hoje muitas famílias se divertem com esta tradição, construindo com antecedência as mais belas caixinhas em forma de ovos, que ao abrir-se, deixam entrever belos presentes, chocolates, rebuçados, moedas e outros mimos. Ao mesmo tempo, o passeio fora de portas marca o fim do Inverno e o regresso às atividades da vida ao ar livre, como por exemplo, os piqueniques na floresta, coisa muito apreciada pelos noruegueses, dado que os rigores do clima os obrigam a vários meses de muito agasalho e pouco tempo de permanência na rua.


Leiam aqui o post do Renny, no seu Blogue Terella:
HUNTING EASTER BUNNY EGGS OUTDOORS IN NORWAY

10 comentários:

  1. Sou uma fã incondicional do "Pérola", aplaudo todas as iniciativas similares.Difundir as diferentes culturas e valores humanos é um dos principais objetivos da net( ou deveria ser).
    Parabéns Lelé e colaboradores.
    Bjoooossss,
    Calu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Calu.
      Seja sempre muito bem-vinda neste espaço, que também é seu.
      Beijos.

      Eliminar
  2. Très bel article, Helena! Un bel hommage au monde des blogueurs dont le chef de file pourrait être notre cher Renny, lui qui organisa ce fabuleux rendez-vous des blogueurs du monde entier à Oslo! Il vient chez moi cet été avec Diane et Tor, Anna, Pirjo et Bo, au mois d'aout pour une semaine! J'espère que tu viendras toi aussi un jour à Ollioules! ce serait sympa!
    Bise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oui, ça serait très sympa, de vous rejoindre dans un nouveau Blog Gathering.
      A Ollioules, à Oslo, en Italie, ou à quelque part!
      Bisous!

      Eliminar
  3. Hola Helena ! Tu blog también es muy interesante , yo te dije que siempre aprendo cuando te leo. Sabes que el blog de Renny es mi debilidad por que es mi ventana a Noruega, mi querida Noruega.
    Un besazo grande y tenemos que hacer otro OsloBg

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. En Ibiza, Lisboa, Oslo, Italia... donde quieras, amiga!
      Besos!

      Eliminar
  4. Dear Helena and Louis, what a wonderful post - typical you: always so supportive! It was a flattering read and it also took me down the memory lane regarding both our wonderful Blog Gathering in Oslo and of course when we meet a year after in Lisbon.

    In a humble way, I will like to say: Blogging Connecting People and I sooooo very happy it connected us too!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, fortunately it connected us.
      But we met again in Lisbon not one year after Oslo Blog Gathering, but only a couple of months after, November 2010!
      And the next will be... ?

      Eliminar