Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

A Casa-Museu de Freud em Londres




A relação entre a psicanálise e a arte representa uma das reflexões, implícitas no pensamento de Freud, que veio acrescentar elementos para o estudo da Estética, desvelando os processos de criação artística e articulando-a com os processos psíquicos inconscientes.

O pensamento de Freud procurou alcançar através da psicanálise, uma visão filosófica do mundo. A filosofia tida como uma disciplina reflexiva universal embate necessariamente na psicanálise como um dos fenómenos mais importantes da cultura contemporânea, não apenas porque o objecto da psicanálise constitui, também, um dos temas eternos da reflexão filosófica, mas porque a originalidade do pensamento psicanalítico diz directamente respeito à filosofia. Tal como a filosofia, a psicanálise tem uma atitude que consiste em procurar não, apenas, a causa material dos problemas, mas o seu sentido, a sua finalidade oculta.

Visitar a casa onde Freud viveu em Londres, a Freud London Museum em 20 Maresfield Garden, é uma extraordinária experiência. Ali pode-se observar o espaço que ele percorria, o jardim, a sala repleta de estantes com as suas obras de arte, os seus 2522 livros e o famoso divã.

BECAS

Sem comentários:

Enviar um comentário