segunda-feira, 10 de maio de 2010

José Ruy - 80 anos




O grande artista José Ruy, nascido na Amadora em 1930 e com mais de 60 anos de carreira nas artes plásticas, completou ontem, 9 de Maio, 80 anos.

Autor de Banda Desenhada, ilustração e gravura, chegou até a fazer escultura e tem vasta obra publicada em várias editoras. A sua actividade desenvolveu-se durante muito tempo no Diário de Notícias, mas participou também em inúmeras publicações de outras editoras, que encantaram gerações com a Banda Desenhada.

José Ruy tem uma personalidade encantadora, é senhor de uma grande generosidade e disponibilidade, acompanhada ao mesmo tempo de uma modéstia só possível nos grandes artistas. Nunca se lhe ouve uma palavra agreste ou um tom de voz elevado; a sua irrepreensível elegância não lho permite.

O seu gosto pela partilha do saber já permitiu que várias gerações de alunos de diversas escolas do país beneficiassem da sua presença e dos seus ensinamentos sobre os processos de construção de uma Banda Desenhada, sempre com resultados muito proveitosos.

Com um estilo de desenho clássico, próximo de José Garcês ou Eduardo Teixeira Coelho, José Ruy é, tal como estes, considerado uma referência na Banda Desenhada e respeitado como um Mestre pelos seus colegas portugueses.

A sua actual editora, Âncora, e cerca de 50 amigos, prestaram-lhe uma merecida homenagem numa festa da qual a Pérola de Cultura captou algumas fotos, a postar em breve. Por agora ficam algumas imagens do artista em trabalho e alguns exemplos de Bandas Desenhadas suas.

Ao grande amigo e excepcional ser humano José Ruy, parabéns e muitos anos de vida!







"José Ruy colaborou na revista Tintin, onde criou as personagens Clique e Flash e que foi, entre outros o criador da personagem Porto Bom Vento, para as edições ASA, onde saíram oito álbuns (...). São apenas alguns destaques entre a sua vastíssima obra, pois estamos, creio eu, perante o autor português que mais publicou. Só álbuns de banda desenhada são mais de 40."

Colaboração de João Amaral, a quem agradeço a preciosa adenda.

Post actualizado em 16 de Maio, às 14:00.

3 comentários:

  1. Só agora acabei de ver toda a reportagem. Estou comovida e grata por tanto carinho demonstrado, por todos vós. Bjs Maria Fernanda

    ResponderEliminar
  2. Meus caríssimos amigos João Amaral e Cristina Amaral, com o que acrescentam e Lele Batita publica neste blogue, até parece que sou alguém importante. É a vossa generosa amizade que vos faz escrever palavras tão simpáticas. Não tenho palavras para agradecer e só me resta tentar retribuir da mesma forma tanta dedicação.
    Vosso
    José Ruy

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por uma vida recheada de histórias para contar, José Ruy! Um abraço e continue a aliciar-nos com as suas ilustrações maravilhosas!

    ResponderEliminar