Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Homofobia (também) na adolescência


Sendo que me caiu em cima a delicada tarefa de leccionar Educação Sexual, naturalmente orientei-a para a minha área disciplinar, fazendo integrar esses conteúdos nas rubricas relacionadas com valores e cultura, ética e responsabilidade, liberdade e respeito pelo outro, violência no namoro e prevenção dos conflitos; também as questões de género e os estereótipos sexistas vieram a lume nesta abordagem.

tolerância e inclusão são valores de cidadania para mim inegociáveis. Por isso mesmo, não pude deixar de espantar-me e ficar seriamente preocupada com a homofobia violenta e repugnada de muitos adolescentes do secundário face à questão - sugerida aliás no documento que serve de guião - da aceitação e não-discriminação das minorias sexuais.

Passar o filme "Milk" (cujo subtítulo é "A voz da Igualdade") torna-se por isso impraticável e "Filadélfia" (com Tom Hanks) só do 11º ano para diante, e, mesmo assim, com restrições às turmas de cientifico-naturais, em que a maioria dos alunos está a orientar os seus estudos para áreas da saúde.

Conheço bem atitudes discriminatórias e homofóbicas em pessoas seniores, mas em jovens é um pouco assustador; faz pensar em que tipo de mundo e com que tipo de cidadania vamos conviver no futuro.


 
• Milk é um filme americano, dirigido por Gus Van Sant e baseado na vida do político e activista gay Harvey Milk, que foi o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público na Califórnia como membro da Câmara de Supervisores de S. Francisco.

• SINOPSE:
Cansado de se esconder de si próprio, Harvey abandona o seu bem remunerado emprego em Wall Street e decide "sair do armário", mudando-se para o distrito Castro em São Francisco com o seu amante de longa data, Scott Smith. Na comunidade colorida de Castro, pequenas vitórias conduzem a outras maiores e Harvey ao falar abertamente para uma maioria silenciosa, acaba por ser o primeiro politico assumidamente homossexual a ganhar umas eleições. Quando Harvey Milk foi assassinado em 1978, o mundo perdeu um dos seus líderes mais visionários e uma voz que se elevou corajosamente pela igualdade de direitos.

Estados Unidos Ano: 2008
Género: Biografia, Drama
Duração: 128m
Classificação etária: 16 anos

Sean Penn foi premiado com um Óscar de melhor actor em 2009 pela sua interpretação de Harvey Milk e Tom Hanks já tinha obtido o mesmo prémio em 1994 pela interpretação de um advogado homossexual em "Filadélfia". 

6 comentários:

  1. É realmente assustador. O machismo, seja no homem como na mulher, está muito inculcado nas mentalidades e levará muito tempo a aliviar. Penso, contra as suas expectativas, que nos jovens é ainda mais marcante. Com a idade eles vão-se acostumando à ideia da inclusão, penso, quanto mais não seja por força de tanto ouviram dizer mal da descriminação. Mas bem lá no fundo....será como muita gente. Abraço Maria Fernanda

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa é o direito por hipótese de não gostar de homossexuais, outra é cultivar o ódio, a intolerância e a discriminação.
    É igual a racismo ou xenofobia; não ando contigo porque és preto, cigano ou gay - muito mau!

    ResponderEliminar
  3. Não juro que não esteja a dizer asneiras, mas estou em crer que a educação sexual é um cesto de gatos - como aliás toda a educação.
    Toda a gente sabe que é difícil ensinar filosofia a um jovem que não aprendeu a ler, apenas junta as letras, e que não sabe a tabuada muito bem.
    E é igualmente difícil ensinar-lhe o respeito pelo outro quando em casa, mal começou a gatinhar, viu o pai desrespeitar a mãe - e vice-versa, claro - e as irmãs serem tratadas como mini criadas e por aí fora. As crianças, desde muito novinhas tentam interpretar os mais crescidos para se adaptarem: a sobrevivência deles próprios depende disso. Mas, claro, muito antes de dominarem palavras, aprendem a descodificar atitudes. É (ou seria) a altura própria para mostrar que a aceitação do diferente é um valor.
    Mas, para isso, teria de ver que os outros a praticavam.
    Mais tarde, quando o adolescente está ele próprio a escolher (ou a reconhecer, não sei) a sua orientação sexual, a exclusão do diferente parece-me muito natural. A maior ou menor agressividade que ele põe nessa diferenciação é que é preocupante e vem muito lá de trás.
    Julgo que é a altura própria para aprender imensa coisa, a contracepção, por exemplo, ou as DSTs. Mas é a altura errada para lhe ensinar a tolerância nesse campo específico. Seria muito mais fácil ensinar o adolescente a respeitar a diferença de um modo desviado. Por exemplo, através de uma educação para a cidadania: aprender a discutir sem atropelar os outros, a reconhecer a razão e a competência quando elas aparecem, etc. Não se deveria ensinar os cachopos a dirigir uma reunião respeitando as regras do pedido de palavra, do protesto, do pedido de esclarecimento, da votação e por aí fora?
    Claro que não tenho a certeza de nada disto: estive só a pensar alto.
    Felizmente neste blog não é um pecado grave, pois não?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Claro que não. Penso que tens toda a razão. Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Não me espanta absolutamente nada, Lelé, que eles pensem assim. Porque já os vi soltar as garras muitas vezes em Área de Projecto, Cidadania e Formação Cívica. Absolutamente lamentável. Cabe-nos a nós fazer tudo o que pudermos para alterar esta cultura enraizada tacanha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Difícil tarefa, por vezes, amiga...
    Acho que o Tacci tem razão, tinha de se começar por ensinar valores básicos de cidadania e só depois educação sexual.

    ResponderEliminar