Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cavalo de Troika


Kallilea, personagem de BD de Luís Diferr

As fotografias de Atenas a arder são arrepiantes!
Assim como a do polícia em chamas, que enorme sofrimento, o que será desse homem e da sua família!?
Os gregos e os Atenienses em particular estão revoltados e não duvido que tenham boas razões para isso.
"Não, é apenas uma cambada de arruaceiros!" - dizem os apologistas da submissão e do bom comportamento. "Portugal não é a Grécia" - repetem, por sua vez, os arautos da "regeneração", os servidores da troika - esses mesmos, os construtores do Cavalo de Troika que nos entrou pela porta da Cidade adentro - seja a cidade Lisboa ou Atenas.

Mas nós, portugueses, somos mais gregos que muitos outros europeus. 
E deveríamos compreendê-los melhor, atentar nos sinais de fumo e de fogo.
Tudo isto é muito perigoso, tanto mais que estas circunstâncias são frequentemente o cadinho que gera ditaduras "regeneradoras" e os seus nefastos caudilhos.


Realmente, os sinais são inquietantes. Mas a culpa é de todos nós, atenienses de facto ou de coração, que deixamos os mercados nervosos!... Que culpa têm os mercados de não se sensibilizarem com a música de Mikis Theodorakis, com as desventuras dos seus clientes endividados ou com torpes devaneios de democracia?

Trabalhemos por mais horas e menos dinheiro, dobremos a espinha para apanhar as migalhas que os novos mercadores deixam cair, eliminemos feriados porque a História não alimenta ninguém, façamos um "mea culpa" generalizado para que a culpa se dissipe anónima, como dizem que os mercados são, submetamo-nos enfim!... Ou não!

Imagino a reação dos "mercados" quando Sólon perdoou as dívidas dos pobres!...

2 comentários:

  1. Belíssimo texto pelas piores razões infelizmente. Os "mercados" a mando de quem (?)estão a chamar ditaduras.Não foi o que já fizeram com a Grécia, lá atrás? Ou assustaram-se quando o euro valia mais que o dolar? Receio bem que a europa nunca será unida suficientemente para fazer face ao que está a acontecer. Estará a Alemanha a ter mais sorte agora com as novas armas da economia e da ambição desmedida de alguns? Parabéns Luis pelo texto e pelo desenho. Sou fã. Tita Fan

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Luís, amigo "secreto" !

    Gosto do desenho e subscrevo o texto.
    Abraço

    ResponderEliminar