Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia Mundial da Filosofia




Decretado pela UNESCO em 2005, comemora-se hoje o Dia Mundial da Filosofia.

Num tempo em que cada vez mais as Tecnologias se impõem como saberes de importância dominante, mais do que nunca é preciso lutar para que as áreas da cultura humanista não sejam subalternizadas e não caiam no esquecimento.

Depois de várias tentativas para acabar com a disciplina de Filosofia no ensino secundário, há que garantir a sua indispensabilidade na formação geral dos jovens em todas as opções curriculares.

Para isso é preciso motivá-los e envolvê-los em actividades que assegurem a ligação das questões filosóficas com os acontecimentos da vida real presente ou passada, assim como tentar que adquiram competências reflexivas e críticas para projectarem o futuro.

Para assinalar esta data, promovi uma exposição de trabalhos dos meus alunos de Artes sobre os 20 anos da Queda do Muro de Berlim e exibi o filme de Oliver Stone "Alexandre o Grande", como exemplo evocativo do papel de Aristóteles na cultura grega.

2 comentários:

  1. Muito bem! E subscrevo as tuas palavras relativamente à imprescindibilidade da Filosofia no Secundário. Aliás também as deixei no meu blogue.
    Beijoca, Lelé!

    ResponderEliminar
  2. Sábias palavras as do teu Blogue.
    Orgulho-me de ter uma amiga como tu, que está em sintonia com o pensar e com o sentir que é o meu.
    Um beijo grande, Anabela!

    ResponderEliminar