Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Parabéns ao Umbigo!


O Blogue “A Educação do Meu Umbigo” da autoria de Paulo Guinote faz hoje 4 anos e já teve 10 milhões de visitas. Trata-se de um fenómeno de popularidade e adesão da classe docente, que congregou nas suas páginas muitas pessoas que diariamente manifestam as suas inquietações e trocam ideias, como se de uma grande sala de chat para professores se tratasse.

No livro “A Educação do Meu Umbigo”, de cerca de 400 páginas, editado pela Porto Editora, estão coligidos provavelmente os melhores textos deste professor do 2º ciclo do Ensino Básico desde 1987, agora na Escola Mouzinho da Silveira na Moita, Mestre em História Contemporânea e Doutorado em História da Educação.

A TVI 24 tem no You Tube uma entrevista com Paulo Guinote de 24:27 minutos, (aqui) em que o sucesso do Blogue é de alguma forma explicado pelo seu autor como sendo devido às suas “posições sinceras, individuais e independentes” e onde o mesmo declara "não estar colado a nenhuma força partidária nem sindical".

O “Umbigo” é um dos Blogues convidados do jornal “Público” e uma das referências da blogosfera para a classe docente.

Da única vez que estive numa reunião em que Paulo Guinote era um dos presentes, fiquei com muito boa impressão deste colega e considero o seu trabalho sério e meritório.

Sem comentários:

Enviar um comentário