sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Copenhaga entre o fogo e o gelo
Depois dos tumultuosos incidentes decorrentes das manifestações em Copenhaga, a Cimeira dos líderes mundiais sobre o clima parece não ver um final feliz.
No dia do seu início escrevi aqui sobre as previsíveis dificuldades de um entendimento entre os países envolvidos para a formulação de um protocolo que os comprometa a reduzir os efeitos nocivos sobre a atmosfera e que vigorará após os Acordos de Kyoto, que expiram em 2012.
Após onze dias de conversações e a seguir a uma noite inteira de tentativas de acordo, alguns chefes de Estado como Nicolas Sarkozy e Lula da Silva manifestaram hoje a sua descrença na possibilidade de esta Cimeira terminar com um Documento satisfatório assinado.
Depois de muita gente ter estado de olhos postos na COP 15 com a expectativa de que os maiores decisores do mundo pudessem entender-se sobre a prevenção dos desastres climáticos e a protecção da qualidade de vida que decorre da preservação do ambiente, a desilusão parece ser hoje a pedra de toque em Copenhaga.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário