sábado, 12 de dezembro de 2009
Debate sobre Educação no Liceu Camões
Promovido pelo Bloco de Esquerda realizou-se hoje na Escola Secundária Luís de Camões em Lisboa um debate entre professores, com a presença de António Avelãs da Fenprof, Adelina Precatado, sub-directora da Escola anfitriã, Manuela Mendonça do Sindicato dos Professores do Norte e a Deputada Ana Drago.
Houve oportunidade de fazer o ponto da situação relativamente ao processo negocial em curso entre o Ministério da Educação e os Sindicatos e Ana Drago explicou que a discussão do Estatuto da Carreira Docente e o modelo de Avaliação de Desempenho Docente foi colocada em stand-by na Assembleia da República por este partido considerar que não era correcto prossegui-la enquanto estiverem a decorrer estas negociações. Porém, a deputada garantiu que, caso não haja uma resolução que culmine num acordo entre as partes, estes tópicos voltarão a debate no Parlamento.
Embora sem consensos fáceis, os professores presentes tiveram a possibilidade de expressar as suas preocupações face aos assuntos em negociação, mas também em relação a outros tópicos, considerados importantes, embora não tão estruturantes como a ADD e o ECD, mas ainda assim, a exigir uma revisão urgente, tais como: a sobrecarga horária; as condições de trabalho; as insuficientes parcerias nas Escolas TEIP; o excesso de alunos por turma; o modelo de Gestão Escolar; a precariedade de emprego dos professores contratados e a periodicidade dos concursos.
Marcaram presença em representação dos Movimentos Independentes de Professores os colegas Octávio Gonçalves do PROMOVA, Ilídio Trindade do Movimento de Mobilização e Unidade dos Professores, Jaime Pinho do Movimento Escola Pública e ainda Mário Carneiro do Blogue O Estado da Educação e do Resto.
A Pérola de Cultura fez esta curta "reportagem" a pensar nos professores que queriam estar presentes mas não puderam.
Foto de Pérola de Cultura, 12 de Dezembro de 2009, Liceu Camões
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Thanks, Lelé!
ResponderEliminarGostaria de ter ido.
Bom Domingo!
Olá Lelé,
ResponderEliminarA APEDE não esteve directamente representada porque já tinhamos marcada uma reunião, dos nossos orgãos sociais, para debate e redacção final da nossa proposta global alternativa. Trabalho que está finalmente concluído e que iremos divulgar, publicamente, muito em breve.
Abraço
Ricardo Silva
Anabela
ResponderEliminarEsperava encontrar-te, amiga!
Mas sei que Amarante é muito longe.
Beijo.
Ricardo
ResponderEliminarFalei com a Ana Drago que me explicou porque não estavas.
Contudo, esperávamos que ainda conseguisses aparecer lá para o final da tarde.
Espero ansiosamente pelas propostas da APEDE.
Abraço.
Lelé,
ResponderEliminarAs propostas da APEDE estão prontas e estão a ser hoje divulgadas. Preciso do teu e-mail para te enviar o documento, embora possas descarregá-lo do Scribd em:
http://www.scribd.com/doc/24057446/Proposta-Alternativa-Da-Apede
Eu tinha realmente dito à Ana Drago que tudo faríamos para estar presentes, mas a nossa reunião só terminou por volta das 19 horas, em Sintra. Foi mesmo impossível. Espero que haja, em breve, novas oportunidades de nos reencontrarmos para falar de Educação e da nossa luta.
Abraço
Ricardo Silva
Ricardo
ResponderEliminarAcabo de te enviar o meu e-mail privado.
Podes enviar o texto que eu publico.
Abraço.