Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Enterro do Entrudo e início da Quaresma














Depois das festividades de terça-feira gorda, enterra-se o Entrudo e iniciamos a quaresma.

Para não quebrar a tradição cristã, deixo aqui algumas sugestões de pratos sem carne, já que a mesma é um alimento a evitar por alguns na quadra que hoje se inicia.

Sem cair em fundamentalismos, recomendo que se aproveite a Quaresma para consumir menos carne e recuperar alguns pitéus da culinária tradicional de Portugal, que é um país cuja gastronomia tem muito em comum com os países mediterrânicos.

Deixo algumas sugestões de pratos à base de produtos do mar, a pensar sobretudo naqueles/as cuja imaginação na cozinha às vezes parece estar à beira do esgotamento:

- Bacalhau à lagareiro com batatas e grelos;
- Robalo com batatas assadas e espinafres;
- Camarões salteados em manteiga e alho;
- Arroz de polvo malandrinho;
- Açorda com carapaus fritos;
- Lulinhas fritas à algarvia;
- Caldeirada de peixes;
- Mexilhões no vapor.

Não esquecer das boas sopas tradicionais portuguesas de hortaliças e legumes, assim como as saladas e as frutas.

Isto da Quaresma pode ser um bom pretexto, senão vejamos: se andarmos 40 dias a comer basicamente peixe, hortaliças e frutas baixamos colesterol, triglericéridos, ácido úrico e outras matérias nocivas no sangue.

Se uma vez por outra se ceder à tentação de um pouco de queijo artesanal ou um (1 unidade, não uma caixa!) pastel de Belém, ninguém morre por causa disso.

Dizem os entendidos que faz bem à saúde, pelos anti-oxidantes que contém, tomar um copo de vinho tinto regularmente, que se sugere seja de boa qualidade.

E no dia de Páscoa que venha então o borrego.
Mas só por um dia!

4 comentários:

  1. Que belas imagens Lelè Batita!! Sim, agora, (falamos, aqui, no Brasil) "Enterramos os ossos" e inicia-se o período da Quaresma. E com estes pratos à portuguesa deu àgua na boca!! Deliciosos. Já estou comendo mais carne branca (evitando a carne vermelha), frutas, legumes e verduras. Muitas frutas também. Tenho um carinho por tudo que vem de Portugal, pois meu marido é filho de pais (já falecidos) que vieram da Ilha de S. Miguel dos Açores. Do Continente ou não, os portugueses nos são muito queridos! Parabéns pela postagem!
    Uma boa semana, boa quaresma, bons pratos e sabores!
    Um abraço, :)
    Suziley.

    ResponderEliminar
  2. Suziley
    Gostaria de ver no seu Blogue indicações sobre a gastronomia da sua região aí no Brasil.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Um boa idéia, Lelé Batita. Vamos "preparar alguns pratos"...hehe..aguarde e verás!! Providenciaremos. Tenha uma boa noite.
    Abraços, ;)
    Suziley.

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus, a fome que este post me dá!

    ResponderEliminar