Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ADD - ainda haverá quem acredite na seriedade deste processo?


Hoje estive numa reunião com pessoas de muitas escolas diferentes e fiquei boquiaberta com aquilo que ouvi em discurso directo: desde relatores que tencionam atribuir a nota máxima de 10 a todos os colegas avaliados, até outros colegas em cujas escolas todos os professores vão ser "corridos a 7", medida já anunciada e que desconsidera completamente o papel dos relatores.

Há de tudo. Escolas que admitem dezenas de evidências, incluindo filmes e fotografias, até outras onde há Relatórios de Auto-Avaliação a ser devolvidos se não forem devidamente mastigados com "a papinha toda feita", isto é: neste caso exige-se o preenchimento de todos os itens correspondentes a cada um dos domínios, caso contrário o relator "não sabe onde enquadrar a informação", e logo, atribuir a classificação...

Outras há que admitem um Relatório em texto normal; outras em que o querem agrupado nas dimensões.... uns com tabelas e quadrinhos, cabeçalho e esquadrias. Outras em folhas brancas sem nada a não ser o número da página em rodapé. Outras onde ainda ninguém fez nada porque todos estão à espera que a ADD caia!

O que se está a passar é verdadeiramente surrealista, ultrapassa as minhas piores expectativas e é gerador de muitas desigualdades por esse país fora. E só por isso esta ADD merecia ser impugnada.

Vim para casa estarrecida! E estarrecida continuei depois de confirmar aqui aquilo que já sabia e ler ainda outras coisas que mais parecem piadas de mau gosto.

Vão desculpar-me os colegas que são pessoas honestas, que as há, e que têm tentado encarar este trabalho com seriedade, mas isto não passa de mais uma farsa! E só me ocorre perguntar: ainda haverá quem acredite na bondade deste processo?

5 comentários:

  1. Tem piada, Lelé Batita, que também eu, nos primórdios da ADD, coloquei uma imagem semelhante a esta no Dardomeu. Isto, de facto, é uma cadeia de subserviência.

    Na verdade as escolas não podem reclamar mais autonomia. Isto é que é a a verdadeira autonomia! Só falta o Kamasutra da avaliação!

    ResponderEliminar
  2. E o pior são os pequenos ditadorzecos que se apoderaram de algumas estruturas nas escolas...
    Abraço, Luís!

    ResponderEliminar
  3. Digno de ser ampliado! Ampliei!
    beijinhos
    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, amiga!
    Vim um bocado mal. Não é que estivesse de facto iludida, mas o que se está a passar é ainda pior do que eu podia imaginar; e quem assina por baixo uma coisa destas está a pactuar com a falta de rigor e arbitrariedades que este modelo permite!

    ResponderEliminar
  5. Lelé:

    Pior que todas as minhas mais desgraçadas expectativas.

    Obrigada amiga pelo testemunho.

    ResponderEliminar