Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ministério da Educação trata os Professores como atrasados mentais


ME escreve as frases que os professores têm de dizer nas provas de aferição

"Mais de 200 mil crianças entre os nove e os 12 anos vão mostrar amanhã (hoje) e na quarta-feira o que aprenderam em Língua Portuguesa e Matemática mas, para as provas nacionais de aferição do 4.º e 6.º anos, quem precisa de levar cábulas são os professores.

Estas têm a forma de um chamado Manual do Aplicador, através do qual o Ministério da Educação (ME) ensina aos professores o que têm de dizer aos alunos no início, no meio e no final das provas. As ordens do ME são claras: "Não procure decorar as instruções ou interpretá-las, mas antes lê-las exactamente como lhe são apresentadas ao longo deste manual".
(...)
Durante o ano, os professores estão na sala com os alunos. Quando chega Maio, o Ministério da Educação transmite-lhes as frases que terão de dizer nas provas de aferição. Alguns exemplos extraídos do chamado Manual do Aplicador:

Primeira parte:

"Leia em voz alta: 'Agora vou distribuir as provas. Deixem as provas com as capas para baixo'; 'Podem voltar as provas. Escrevam o vosso nome no espaço destinado ao nome'; 'Querem perguntar alguma coisa?'"

"Desloque-se pela sala, com frequência", "Rubrique o enunciado no local reservado para o efeito".

"Leia em voz alta: 'Ainda têm 15 minutos'; 'Acabou o tempo'. 'Estejam à porta da sala às 11h e 20 minutos em ponto'. 'Podem sair'".

Segunda parte:

"Leia em voz alta o seguinte: 'Agora vão iniciar a segunda parte da prova. Podem começar. Bom trabalho!'"

"Recolha as provas e os rascunhos". "Mande sair os alunos, lendo em voz alta: 'Podem sair. Obrigado pela vossa colaboração!'"

Clara Viana, Público.Pt, 17.05.2009 - 08h24

Meu Comentário:
Eu gostaria de comentar, mas até as palavras se me engasgam nos dedos, tal a minha estupefacção. Nunca tinha visto tanta estupidez junta em tão pouco tempo.
Já estamos habituados ao desrespeito e à falta de educação, mas isto é mesmo chamarem-nos estúpidos. Não há palavras!

1 comentário:

  1. é uma falta de respeito isso, mais isso me assusta fico imaginando onde vamos parar...
    muito bom blog...
    ah e se tiver sem nada pra fazer, escuta meu podcast, ai diz o que acho, xinga, escracha mais indica...
    http://podrir.blogspot.com/

    ResponderEliminar