Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Manuela Ferreira Leite quer mudar tudo na Educação


Manuela Ferreira Leite promete mudar tudo na Educação caso vença eleições

"A presidente do PSD prometeu hoje mudar os estatutos do aluno e da carreira docente, o sistema de avaliação dos professores e aliviar a carga burocrática a que estão sujeitos, caso vença as eleições legislativas.

Esses quatro compromissos farão parte do programa eleitoral social-democrata, anunciou Manuela Ferreira Leite, em declarações aos jornalistas, em Lisboa, a meio de uma reunião sobre educação enquadrada no Fórum Portugal de Verdade do PSD.

“No nosso programa não poderemos deixar de contemplar a alteração destes quatro aspectos que estão a paralisar o sistema, estão a torná-lo inviável, desmotivador da acção dos professores”, declarou. (...)

“Não se pode manter um sistema em relação ao qual, na generalidade, todos estão contra e que é um tipo de sistema em que todos devem estar envolvidos”, defendeu a presidente do PSD.

“Uma coisa é certa, vamos pôr em cima da mesa a modificação destes quatro aspectos: Estatuto do Aluno, avaliação dos professores, Estatuto da Carreira Docente e os aspectos de desburocratização”, reiterou, dizendo que “as propostas, em concreto, hão-de ser feitas com os agentes educativos”.

De acordo com a presidente do PSD, “os professores devem ser avaliados” e “nunca ninguém negou a necessidade de avaliação dos professores, nem sequer os próprios professores”.

“Agora, também já se viu que este sistema não serve para avaliar, só serviu para paralisar. Portanto, insistir nisso seria o chamado suicídio, que evidentemente julgo que ninguém defende”, acrescentou."


Público/Lusa 02.07.2009-13h25

Comentário:
Nesta reunião estava prevista a presença de Santana Castilho, Professor do Ensino Superior, que tem sido fortemente crítico em relação às políticas educativas seguidas neste legislatura. Desconhece-se a exacta intenção de Manuela Ferreira Leite em relação a esta e outras personalidades que têm vindo a ser chamadas a respeito das questões da Educação.
Aguardamos um programa de medidas concretas a adoptar em caso de o PSD vir a formar governo.

7 comentários:

  1. Aguardamos.
    Esta campanha vai ser renhida com toda a oposição a tentar captar os votozinhos dos zecos.

    ResponderEliminar
  2. Olinda
    De palavras já estamos nós fartinhos.
    As coisas têm de ser concretizadas no papel de forma muito clara, com todos os itens dos quais não abdicamos, tim-tim-por-tim-tim.
    Não nos podemos deixar enredar em promessas vagas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ai se os professores estão à espera que a Ferreira Leite mude de políticas educativas!!! Não se esqueçam que o plano maquiavélico para a Educação começou com aquele Roberto Carneiro, do PSD e não se esqueçam que a Manelinha é exímia a fazer de tudo para cumprir o défice. Entre um e outro (Sócrates/Ferreira Leite), venha o diabo e escolha!

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Sim, sim, o discurso de MFL deixa imensa dúvidas quanto àquilo que quer realmente fazer no concreto. E no modelo de gestão escolar, nem fala...

    ResponderEliminar
  5. De intenções está o mundo cheio. queremos ver as propostas em concreto, em politica tudo serve para ganhar votos,ou não fosse a política a arte de mentir a propósito.

    ResponderEliminar
  6. PSD, foi desde sempre PODER, agora estão mais umas Eleições à porta, por isso toca a fazer o habitual, enganar o Zé Povinho.

    ResponderEliminar
  7. Ah, já agora, queres de facto ter esperança? Queres de facto vêr mudanças...acho eu só temos uma unica alternativa... votar no BLOCO de ESQUERDA.

    ResponderEliminar