Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

IX Festival Internacional do Chocolate


Em Óbidos de 17 de Março a 3 de Abril. Para gourmets, apreciadores de esculturas, aprendizes de alta cozinha, doçaria e outros mimos. Convém lembrar que o chocolate tem propriedades anti-oxidantes e anti-depressivas, é euforizante, é altamente energético e as suas maiores consumidoras são as crianças. O bom chocolate deve ter alto teor de cacau e quanto menos açúcar melhor, de preferência nenhum, pois este é o verdadeiro inimigo da saúde. Para a criançada, este festival de Óbidos é um delírio para os sentidos, pois inclui actividades lúdicas e de experimentação. O festival este ano implica qualquer coisa como a utilização de 2,8 toneladas de chocolate, o que não inclui aquele que é entregue aos visitantes e o utilizado nas esculturas.

"Oito esculturas de chocolate vão estar patentes na Cerca do Castelo, recinto do evento, e têm como tema o Património Histórico de de Óbidos, no âmbito das Comemorações do Centenário da Classificação do Castelo como Monumento Nacional. As igrejas e monumentos da vila vão ser esculpidos em chocolate.

A passagem de modelos com chocolate, com a colaboração do CIVEC – Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção, é outra das atracções e terá lugar na Praça de Santa Maria, no dia 2 de Abril.
Body Painting com chocolate, elaboração de pratos especiais pelos restaurantes do concelho, receitas para diabéticos confeccionadas por chefes pasteleiros e vários concursos e cursos de chocolateria, são algumas das iniciativas a desenvolver. 12 Chefs de cozinha portugueses farão demonstrações de pratos salgados (carne e peixe) com chocolate. Haverá 20 bolos diferentes a degustar no Espaço Gourmet".

Ler mais aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário