Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Órgão do mar


Situado na costa de Zadar, uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm no interior um interessante sistema de tubos que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios.


Criado em 2005 ganhou o prémio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space). O Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo, que vêm escutar uma música original que dá muita paz. O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais às pessoas que visitam a localidade.


Zadar é uma bela cidade do litoral da Croácia e foi duramente castigada durante a 2ª Guerra Mundial. A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.


Veja a estrutura interna das 'escadas'. O detalhe das cordas e notas musicais, que somadas à energia das ondas, criam sons.

 
As lacunas no concreto servem para o Órgão 'respirar' e também para levar os sons criados nas tubulações.




(Recebido por e-mail)

5 comentários:

  1. Brilhante! Simplesmente brilhante! É fantástico ver o que o Homem é capaz de produzir. A genialidade desta ideia, a meu ver, vale bem o prémio que ganhou!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida!
    Zadar, um destino a agendar...

    ResponderEliminar
  3. Espectacular! É o que me ocorre dizer... Bjs

    ResponderEliminar
  4. Já tive a feliz oportunidade de observar e ouvir no local. ´
    Não há defato palavras. É absolutamente surpreendente e belo! Gostei bastante de visitar a Croácia, embora as pessoas nem por isso. Querem turismo mas ainda não aprenderam que com vinagre não se apanham moscas.
    Tita Fan

    ResponderEliminar