Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2009

Aquecimento ou Arrefecimento Global ?



CONTRADIÇÕES NAS TEORIAS SOBRE O CLIMA

"Num lugar ao Sul..."

"Não há semana que não surjam novas reflexões sobre causas e mecanismos do aquecimento global. E cada vez mais frequentes são também sinais do que parecem ser as suas consequências. Da Antárctida chegaram notícias no último fim de semana, que davam conta de uma enorme ruptura numa das muitas plataformas de gelo que envolvem o continente.
Estas são imagens da agora fragmentada plataforma de Wilkins, em tempos uma vasta superfície de mar gelado, agora uma colecção de icebergues sobre o oceano. A plataforma, que tinha dimensão semelhante à de uma grande ilha, como a Jamaica, chegou a estender a linha de costa por mais de cem quilómetros mar adentro, mas desde os anos 90 vinha progressivamente a perder tamanho e espessura. Um primeiro acidente já ali fora reconhecido em 2008. Agora deu-se a ruptura.
O gelo que constituía a plataforma agora separada da massa continental chegava a ter idades na ordem dos 1500 anos na zona de alimentação próxima dos glaciares. Outras zonas desta mesma plataforma, formadas de gelo proveniente das águas do mar poderão ter idades na ordem dos 300 a 400 anos."

Publicado por NUNO GALOPIM em SOUND & VISION Abril 08, 2009

___________________________________________________

"Continua a nevar em Portugal"

"Dá-se conhecimento a leitores do Brasil e de Moçambique, assim como de outros locais sem acesso a notícias do estado do tempo em Portugal, que regressou a queda de neve. Acontece no Norte e no Centro, como é o caso da Serra da Estrela.

O Instituto de Meteorologia colocou em alerta amarelo os distritos de Bragança. Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Neste último, já se registou queda de neve em Castro Daire, durante a madrugada e manhã.

O Comunicado Nº 30, de 9 de Abril de 2009, da Autoridade Nacional de Protecção Civil faz referência ao alerta do IM."

Posted by RUI G. MOURA at MITOS CLIMÁTICOS, Abril 10, 2009

Meu Comentário:
Não serão todas estas alterações consequências dos mesmos fenómenos? Porque não haverá consenso entre a comunidade científica?
Já vi o Professor Rui Moura desmentir categoricamente a tese do aquecimento global, demonstrando com registos de temperaturas ao longo dos anos, em que parece ficar demonstrado o agravamento dos invernos e das vagas de frio nas últimas décadas.
Desta forma, as teses de Al Gore ficariam reduzidas a escombros.
Por outro lado, parece indesmentível que o nível dos mares sobe como consequência do degelo das calotes polares, assim como se vem constatando a morte progressiva de alguns tipos de corais como consequência do aumento da temperatura da água do mar...
E afinal, em que é que ficamos? Vejam lá se se entendem.

Sem comentários:

Enviar um comentário