Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Yes, We Can !


Os 100 dias da presidência Obama

"O presidente norte-americano completa hoje 100 dias de mandato com a maioria dos norte-americanos a darem um voto favorável ao seu desempenho.
Numa altura em que 64 por cento dos norte-americanos aprovam a governação de Barack Obama, analistas consideram também que as sondagens são um indicador de que será nos próximos 12 meses que se poderá decidir o futuro político do novo Presidente. Desde que tomou posse a 20 de Janeiro, Obama tomou muitas medidas e cumpriu algumas promessas.
A decisão de encerrar o centro de detenção de Guantanamo, no prazo de um ano, e a anulação da proibição ao uso dos fundos federais para subsidiar organizações internacionais que pratiquem ou forneçam informação sobre o aborto foram duas das medidas que marcaram uma ruptura, com a política controversa de luta contra o terrorismo de George W. Bush e com os valores conservadores que este representava.
Em relação ao cumprimento de promessas eleitorais, levantou restrições a viagens e ao envio de remessas para Cuba dos cubanos residentes nos Estados Unidos e levantou restrições ao financiamento público da investigação sobre células estaminais embrionárias.
A crise financeira ocupou grande parte do tempo do presidente norte-americano, que aprovou um plano de relançamento de 787 mil milhões de dólares a três anos e tomou também medidas para travar o arresto de bens imobiliários, ajudar os bancos e os construtores automóveis, tendo ainda aprovado um primeiro orçamento."

EXPRESSO/Lusa Quarta-feira, 29 de Abril de 2009 10:17
Cartoon: Stephane Peray

Sem comentários:

Enviar um comentário