Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Amanhã "Grande Apagão" para ver as estrelas


Informação recebida da organização nacional do Ano Internacional da Astronomia:

A 18 DE JULHO AIA2009 PROMOVE "APAGÃO" PARA FAZER BRILHAR AS ESTRELAS

"Do Bom Jesus de Braga aos Jerónimos. Da Praça Velha de Angra à Baía de Cascais. Da Universidade de Coimbra à cidadela de Bragança. Portugal vai 'desaparecer' na noite para acender as estrelas do céu.

O Ano Internacional da Astronomia vai provocar um "apagão" que atingirá cidades e vilas por todo o país no dia 18 de Julho (sábado). De Braga a Lisboa, de Angra do Heroísmo a Cascais, de Coimbra a Bragança, da Calheta a Espinho, de Moimenta a Mira, alguns dos mais emblemáticos monumentos e praças centrais vão "desaparecer" na noite para fazer brilhar as estrelas. A iniciativa, promovida pelo Ano Internacional da Astronomia, pretende alertar os portugueses para o grave problema da poluição luminosa e, ao mesmo tempo, mostrar a beleza do céu nocturno."

Para saber mais ver em DE RERUM NATURA, aqui e aqui.

2 comentários:

  1. Penso que vai ser um momento importante quer por podermos vislumbrar um pouco mais do firmamento que nos acolhe, quer para lembrar e mostrar o que perdemos todos os dias que não podemos ver os astros naturais; somente as nossas belezas arquitectónicas ou simples anúncios da sociedade de consumo que nos consome.

    aidabeirão

    ResponderEliminar
  2. Olá Aida!

    Oxalá tenhas a possibilidade de contemplar as estrelas hoje à noite com o céu limpo.

    Desejo-te uma noite tranquila e luminosa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar