Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Agatha Christie nasceu há 120 anos


Agatha Mary Clarissa Miller, nasceu a 15 de Setembro de 1890 em Torquay, Devon, e morreu com 85 anos em Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra. Contaria hoje portanto 120 anos.

Considerada uma das maiores romancistas do género policial, usou o pseudónimo de Mary Westmacott, mas ficou mundialmente conhecida como Agatha Christie (o apelido é do seu marido Archibald Christie).

É autora de mais de 80 livros, que estão traduzidos em todo o mundo, logo a seguir aos de Shakespeare, e já foram vendidos mais de quatro biliões de exemplares. Entre as suas personagens mais famosas encontram-se Miss Marple e o detective Hercule Poirot.


Várias das suas obras foram adapatadas para cinema, onde Hercule Poirot foi interpretado nomeadamente pelo grande actor (também já falecido) Peter Ustinov.

Os universos perturbadores do crime tratados com fina ironia e uma pitada de humor fizeram de mim uma fã incondicional das séries e dos filmes baseados nas histórias de Agatha Christie, onde Poirot dá lições de uma lógica irrepreensível, "à la belge"...

Tive o privilégio de ver num Teatro de Londres a peça "The Mousetrap" da mesma autora, que está em cena há quase 60 anos (estreou em 1952!) e continua e esgotar as sessões em 2010, após muitos milhares de representações!


3 comentários:

  1. Adoro, simplesmente adoro os policiais da Agatha Christie! Tenho-os aos molhos e leio-os com uma rapidez insaciável! As séries que mais gosto são interpretadas pelo grande actor David Suchet.
    Parabéns pelo fantástico artigo!

    ResponderEliminar
  2. David Suchet é simplesmente fantástico. Compõe um Hercule Poirot iningualável!

    ResponderEliminar
  3. Oi, descobri o blog recentemente e amei, estou acompanhando sempre...
    Abraços!

    ResponderEliminar