Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fausto Bordalo Dias e José Ruy no CNBDI

Fausto Bordalo Dias e José Ruy no CNBDI, na próxima 5ª feira dia 23 de Fevereiro, pelas 21H.


Em 7 de Dezembro de 1957, A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto foi capa do nº 310 do Cavaleiro Andante anunciando a história que José Ruy desenharia ao longo das setenta e cinco semanas em que as viagens e as aventuras de Fernão Mendes Pinto apaixonariam os pequenos leitores. Fausto Bordalo Dias foi uma das crianças que, pelo traço de José Ruy, conheceu e se encantou com as histórias da Peregrinação.

Anos mais tarde, em 1982, Fausto criou Por Este Rio Acima uma das mais extraordinárias obras da Música Popular Portuguesa, o primeiro volume de uma trilogia continuada em Crónicas da Terra Ardente (1994) e completada em 2011 com Em Busca das Montanhas Azuis. Também em 1982 José Ruy reunia em álbum as pranchas publicadas 25 anos antes no Cavaleiro Andante e, em 1983, a BD de José Ruy e a música de Fausto voltariam a cruzar-se em encontros e tertúlias um pouco por todo o país.

Desde então ficou uma forte amizade sedimentada no cruzamento de ambas as artes e a promessa da concretização de outras iniciativas em torno do fantástico livro de viagens e aventuras que é a Peregrinação.

Agora, e quase três décadas passadas, é tempo de ver cumprido um sonho, mais uma etapa desta amizade traduzida na animação em vídeo das pranchas de José Ruy com música de Fausto Bordalo Dias



 Integrado na actividade "Às quintas falamos de BD". A não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário