Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

A Mulher no Centenário da República


A propósito desta exposição (descrita no post abaixo), devo dizer que ando emocionada e entusiasmada com as comemorações do Centenário da República e até me envolvi nalgumas de âmbito escolar.
Já aqui postei sobre a exposição da Cordoaria Nacional, que merece ser revista e da qual gostei muito . Hoje foi a vez de visitar a do Museu República e Resistência.
Adorei a exposição, mau grado o espaço um pouco claustrofóbico.
Há rigor na pesquisa e o design gráfico, da responsabilidade de Teresa Pinto, com consultoria artística e tratamento de imagem de José Ruy, está óptimo. Teresa Pinto também comissariou a exposição e na pesquisa colaboraram várias pessoas da área da História, entre as quais Paulo Guinote.
A composição resulta esteticamente agradável e tem um nível de informação diversificado e muito completo.
Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho e especialmente aos meus amigos: Teresa, José Ruy e Paulo, nunca é demais salientar o papel, as vitórias e as derrotas das mulheres na história deste país. Bem-hajam!

Foto: (c)Pérola de Cultura

2 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras de elogio, mas o Design gráfico é da Teresa Pinto, eu apenas tratei o material iconográfico, deteriorado pelo tempo, de modo a poder ser utilizado. O seu a seu dono.
    Abraço do José Ruy

    ResponderEliminar
  2. E fê-lo muito bem, José Ruy.
    Os meus parabéns. As correcções que se impunham estão feitas.
    É caso para dizer que filho de peixe sabe nadar...
    Bem-haja e um abraço.

    ResponderEliminar