sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A moda do Halloween


O Dia das Bruxas - Halloween é o nome original na língua inglesa - é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.

A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

A celebração do Halloween tem duas origens que no decurso da História se foram misturando: origem Pagã e origem Católica.

A primeira tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo prestar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou por misturar a cultura latina com a celta, sendo que esta última se desvaneceu com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades.  Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de Novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam origem ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que actuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar os seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

A origem Católica prende-se com o facto de, desde o século IV, a Igreja da Síria consagrar um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV (615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses  num templo cristão que é hoje o Panteão de Roma, dedicando-o a "Todos os Santos".

A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de Maio, mas o Papa Gregório III (741) mudou a data para 1º de Novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de Outubro).
Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra actual "Halloween".

(Fonte: Wikipédia)


Por aqui não há comemorações do Halloween, já que as bruxas nos visitam ao longo de todo o ano.
Em todo o caso, e como em Gaia e noutras terras, os festejos começam hoje, dia 29, sobretudo para a criançada, desejamos Happy Halloween.
Como a noite de sexta-feira é a mais aprazível para as bruxas, e para quem gostar do folclore, aqui fica a sugestão: arranjem uma abóbora grande, esvaziem-na do seu conteúdo, escavem uma boca e uns olhos, coloquem-lhe uma ou mais velas acesas por dentro e ponham-na à porta de casa. Pode ser que isso afaste os ditos seres e as respectivas vassouras de pôr a mão na vossa vida e nas vossas coisas...

4 comentários:

  1. Interesting. I did knew some of this before, but had forgotten. Here in Sweden we have old traditions to celebrate All Saints Day more than Halloween actually. We've taken after the more commercial Halloween celebrations after USA, but this year they say that it has decreased again. Maybe because of the fact that it did collision with the All Saints Day which is more religious and serious, Halloween is more like partying people. There has been very many discussions if that is so good. Not so popular.

    ResponderEliminar
  2. In Portugal nowadays is more party too. Specially for young or very young people.

    ResponderEliminar
  3. I enjoyed this post which was very informative. Your tree in your heading is lovely. Tomorrow we are driving to the North Georgia Mountains to see if we can still catch some fall colors – but I don’t think I’ll find a pretty tree like this.

    ResponderEliminar
  4. Have a nice travel to Georgia. I always love to visit your Blog. It's wonderfull. Kisses.

    ResponderEliminar