Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora



Inicia-se hoje, dia 22 de Outubro, o 21º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, desta vez subordinado ao tema "A 1ª República".

Portugal e a banda desenhada portuguesa estão em grande força na edição deste ano, que se realiza entre 22 de Outubro e 7 de Novembro no Forum Luís de Camões, na Casa Roque Gameiro, nos Recreios da Amadora e na Galeria Artur Bual.

A exposição deste ano incidirá sobretudo nos artistas da 1ª República, como Stuart de Carvalhais e também contemporâneos como Richard Câmara.





Haverá uma edição da obra integral "Quim e Manecas" de Stuart Carvalhais, a editar em 2011, com a colaboração da Comissão Nacional para as Comemorações para o Centenário da República, com cujo apoio financeiro a FIBDA pode contar. Ainda neste espírito haverá a edição especial comemorativa de um livro de David Soares, em que se ficciona a 1ª República, com textos e desenhos.

A destacar, no âmbito deste Festival, dois interessantes eventos:

- Encontro da Lusofonia, que vai juntar artistas de Banda Desenhada dos países de língua portuguesa e mostrar o seu trabalho;

- Exposição individual e temática de Luís Diferr, dedicada à sua obra "Portugal" recentemente publicada (na Bélgica nas Éditions Casterman e em Portugal pelas Edições ASA). Nesta exposição, que decorrerá na Galeria Artur Bual (edifício da Câmara Municipal da Amadora), aproveita-se para evocar a memória de Jacques Martin, criador de diversas séries, de Alix a "Loïs". Jacques Martin foi um dos mestres de Luís Diferr, com quem, aliás, colaborou.


O horário desta exposição na Galeria Artur Bual será:
- de 3ª a 6ª das 10 às 12:30 e das 14 às 18 horas;
- sábados, domingos e feriados das 15 às 18 horas.
O telefone é 214369059.

Pode ver o vídeo da conferência de imprensa para apresentação do Festival deste ano aqui.
Pode ler mais notícias aqui.
Consulte toda a programação e actividades do Festival no site oficial aqui.

4 comentários:

  1. Contra o que é costume lá recebi o convite antes da inauguração...

    ResponderEliminar
  2. Espero que a malta se encontre por lá. Bjs e abraços.

    ResponderEliminar
  3. João
    Realmente estivemos lá mas não vos vimos...

    ResponderEliminar
  4. Donatien
    Como vou saber quem és?
    Levarás a peruca branca e o laço no rabo de cavalo??? ;-)

    ResponderEliminar