Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

Os Macondes de Moçambique

 Os portugueses chegaram ao Planalto Maconde em 1917 e depararam-se com um povo com uma unidade cultural. No entanto, este povo não possuía um chefe que ocupasse uma posição central ou que fosse detentor do poder político e que mantivesse os numerosos grupos locais ou povoações – makaya - sob a sua autoridade.

Cada povoação era uma pequena unidade social e política independente. Obedecendo a um chefe local que era o chefe da família extensa, sendo a autoridade do chefe nula. A atomização do poder central é a expressão de uma forma de vida de longa tradição e não a consequência de qualquer acontecimento histórico recente.

Os Macondes viviam completamente fechados e segregados, ninguém se aventurava a penetrar no seu território. Mas, somente, em caso de guerra é que todos se unem combatendo o inimigo comum. As numerosas povoações independentes fecham-se ao convívio com os vizinhos, hostilizando as outras populações, criando um estado de alarme constante e fazendo da guerra uma ocupação e uma preocupação. As aldeias são fortificadas na periferia com cercas de árvores e arbustos espinhosos com a espessura de 20 a 24 metros.


O povo Maconde é uma comunidade política constituída por pequenos núcleos populacionais, independentes entre si, cada um dos quais dirigido por um chefe. O chefe da população – mwene – não tem autoridade política absoluta, a autoridade advém-lhe do facto de ser o chefe de uma família extensa. Quando há uma disputa dentro da povoação, todos recorrem a ele, para que dê uma solução. Apesar destas atribuições judiciais não se pode dizer que ele actue como juiz. Nas suas decisões é sempre ajudado pelo Conselho de Anciões, formado pelos representantes das famílias conjugais.

Becas

4 comentários:

  1. Adorei este post pois conheci os macondes.

    ResponderEliminar
  2. Por que você parou de escrever sobre os povos da África, por favor continue, esta África desconhecida tem de ser vista por muitos ainda, quanto mais agora, que o Estado moçambicano tenta voltar a utilizar as autoridades tradicionais como intermediárias entre ele, Estado e a população.
    Esmeralda

    ResponderEliminar