Páginas

terça-feira, 31 de março de 2009

O vírus que o pode atacar a 1 de Abril


A revista Visão dá pistas para ficar alerta.
Just in case...


"Lembra-se das previsões negras sobre o chamado "bug do milénio" que afectaria os computadores no dia 1 de Janeiro de 2000? Os peritos esperam que as consequências do Conficker.c sejam igualmente inofensivas. Mas como há a hipótese de não serem, aqui fica um guia:

O que é o Conficker.c?
O Conficker.c é um worm, um código malicioso que, pensa-se, já terá infectado entre 5 a 1o milhões de computadores.
O que vai acontecer no dia 1 de Abril?
As infecções não têm, até aqui, mostrado grandes sintomas, mas no dia 1 de Abril os computadores infectados poderão ficar sob o controlo de uma máquina. O vírus cria uma rede de computadores infectados que são depois usados para enviar spam e outros ataques sem que os proprietários saibam.
Que mais pode acontecer?
O programa pode ainda apagar todos os seus ficheiros do computador e controlar o teclado para recolher informações como passwords e acesos bancários.
Como é que o Conficker.c actua?
Aloja-se no sistema e é dificilmente detectável. Uma das primeiras medidas que toma é impedir o Windows de fazer as actualizações automáticas que poderiam evitar os seus estragos.
Quem é o seu autor?
Não se sabe ainda.
Como pode saber se o seu computador está infectado?
Uma pista é ver se tem as actualizações automáticas de Março do Windows. Se o seu computador não fez essas actualizações, o melhor é dar um saltinho a http://safety.live.com.

A falta de actualização dos sistemas anti-vírus também pode ser um sinal, já que o Conficker.c também as neutraliza."

Visao.pt Terça-feira, 31 de Mar de 2009 - 15:32

Sem comentários:

Enviar um comentário