Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2009

Debate sobre Educação no Liceu Camões


Promovido pelo Bloco de Esquerda realizou-se hoje na Escola Secundária Luís de Camões em Lisboa um debate entre professores, com a presença de António Avelãs da Fenprof, Adelina Precatado, sub-directora da Escola anfitriã, Manuela Mendonça do Sindicato dos Professores do Norte e a Deputada Ana Drago.

Houve oportunidade de fazer o ponto da situação relativamente ao processo negocial em curso entre o Ministério da Educação e os Sindicatos e Ana Drago explicou que a discussão do Estatuto da Carreira Docente e o modelo de Avaliação de Desempenho Docente foi colocada em stand-by na Assembleia da República por este partido considerar que não era correcto prossegui-la enquanto estiverem a decorrer estas negociações. Porém, a deputada garantiu que, caso não haja uma resolução que culmine num acordo entre as partes, estes tópicos voltarão a debate no Parlamento.

Embora sem consensos fáceis, os professores presentes tiveram a possibilidade de expressar as suas preocupações face aos assuntos em negociação, mas também em relação a outros tópicos, considerados importantes, embora não tão estruturantes como a ADD e o ECD, mas ainda assim, a exigir uma revisão urgente, tais como: a sobrecarga horária; as condições de trabalho; as insuficientes parcerias nas Escolas TEIP; o excesso de alunos por turma; o modelo de Gestão Escolar; a precariedade de emprego dos professores contratados e a periodicidade dos concursos.

Marcaram presença em representação dos Movimentos Independentes de Professores os colegas Octávio Gonçalves do PROMOVA, Ilídio Trindade do Movimento de Mobilização e Unidade dos Professores, Jaime Pinho do Movimento Escola Pública e ainda Mário Carneiro do Blogue O Estado da Educação e do Resto.

A Pérola de Cultura fez esta curta "reportagem" a pensar nos professores que queriam estar presentes mas não puderam.


Foto de Pérola de Cultura, 12 de Dezembro de 2009, Liceu Camões

6 comentários:

  1. Thanks, Lelé!
    Gostaria de ter ido.
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  2. Olá Lelé,

    A APEDE não esteve directamente representada porque já tinhamos marcada uma reunião, dos nossos orgãos sociais, para debate e redacção final da nossa proposta global alternativa. Trabalho que está finalmente concluído e que iremos divulgar, publicamente, muito em breve.

    Abraço

    Ricardo Silva

    ResponderEliminar
  3. Anabela
    Esperava encontrar-te, amiga!
    Mas sei que Amarante é muito longe.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Ricardo

    Falei com a Ana Drago que me explicou porque não estavas.

    Contudo, esperávamos que ainda conseguisses aparecer lá para o final da tarde.

    Espero ansiosamente pelas propostas da APEDE.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Lelé,
    As propostas da APEDE estão prontas e estão a ser hoje divulgadas. Preciso do teu e-mail para te enviar o documento, embora possas descarregá-lo do Scribd em:
    http://www.scribd.com/doc/24057446/Proposta-Alternativa-Da-Apede

    Eu tinha realmente dito à Ana Drago que tudo faríamos para estar presentes, mas a nossa reunião só terminou por volta das 19 horas, em Sintra. Foi mesmo impossível. Espero que haja, em breve, novas oportunidades de nos reencontrarmos para falar de Educação e da nossa luta.

    Abraço

    Ricardo Silva

    ResponderEliminar
  6. Ricardo
    Acabo de te enviar o meu e-mail privado.
    Podes enviar o texto que eu publico.
    Abraço.

    ResponderEliminar