Uma breve visita
Miguel Artur de Morais e Macedo Alves Barbosa nasceu em 23 de Novembro de 1925, filho de mãe brasileira e pai português. É um criador de cultura multifacetado: pintor, escritor (poesia, contos, novelas, romances, peças de teatro), viu a sua obra, frequentemente, visada pela censura o que não impediu o seu reconhecimento internacional, pois tem sido objeto de traduções em várias línguas e de teses de licenciatura.
É também autor de uma série de romances policiais assinados com o pseudónimo «Rusty Brown.»
Tem feito inúmeras exposições em vários países, e está representado em diversas publicações biográficas, livros de arte e muito mais.
Várias das suas peças teatrais foram encenadas em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Brasil. Recebeu imensos prémios, menções honrosas, medalhas (Portugal, França, Brasil, Suiça, etc.), incluindo o grande prémio Europeu das Artes e Letras do Concelho da Europa-1988
A 18-09-2009, foi distinguido com a " Medalha Jorge Amado" pela União Brasileira de Escritores.
Para além da sua profícua e extensa atividade literária, e devido a um “bichinho” que o vinha acompanhando desde criança e que, quando casou, transmitiu a sua mulher, é igualmente um paleontólogo reconhecido a nível internacional.
Nessa qualidade e com a colaboração da mulher, reuniu, ao longo de mais de 40 anos, uma coleção de milhares de fósseis, pesquisados em Portugal, África, E.U.A., México, Brasil, à qual foi juntando peças provenientes de trocas com outros paleontólogos de toda a parte do mundo.
Quando o espaço em sua casa se esgotou, incluindo debaixo de sua própria cama e a co-habitação se tornou impraticável Miguel Barbosa doou todo o seu grande e valioso espólio à Câmara de Sintra.
Ao fim de alguns anos de tentativas, a Câmara, por fim, criou e dedicou-lhe um interessante espaço museológico, onde se podem admirar algumas das suas mais raras peças, devendo destacar-se um fóssil de um réptil voador da espécie Braseodactylus (exemplar único), alguns dinossauros e ninhos de ovos da mesma espécie, vindos do deserto de Gobi e ainda alguns fragmentos de um meteorito de Nantan, vindo da China, que caiu na Terra no século XVI.
O Museu de História Natural de Sintra (Coleção Miguel Barbosa), inaugurado em 1 de Agosto de 2009, tem uma exposição de longa duração e salas de exposições temporárias e está situado em pleno Centro Histórico da Vila.
Fontes: Wikipédia
A amizade que nos liga, os livros que nos ofereceu e a visita ao Museu.
Tita Fan