Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Abu Simbel em Óbidos


"Abul-Simbel é um complexo arqueológico constituído por dois grandes templos escavados na rocha, situados no sul do Egipto, no banco ocidental do rio Nilo perto da fronteira com o Sudão, numa região denominada Núbia, a cerca de 300 quilómetros da cidade de Assuão. No entanto, este não é o seu local de construção original; devido à construção da barragem de Assuão, e do consequente aumento do caudal do rio Nilo, o complexo foi trasladado do seu local original durante a década de 1960, com a ajuda da UNESCO, a fim de ser salvo de ficar submerso.
Os templos foram construídos por ordem do faraó Ramsés II em homenagem a si próprio e à sua esposa preferida Nefertari. O Grande templo de Abu Simbel é um dos mais bem conservados de todo o Egipto."
In Wikipedia 
(Foto: Câmara Municipal de Óbidos)

Para quem, como eu, considera remota a hipótese de ver o templo original no Egito, dispõe agora de uma possibilidade mais à mão; trata-se de uma réplica deste monumento, em menor dimensão, instalada em Óbidos desde o dia 14 de setembro e até  31 de outubro. Esta obra é de autoria de Hany Mostafa e está instalada na cerca do Castelo, no Terreiro de Santiago. As entradas variam entre 1,5 e 5 euros.

1 comentário: