Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

O dia do número Pi



Convencionou-se que 14 de março é o dia do Pi, data que na língua inglesa se refere como 3/14. Curiosamente, também é a data de nascimento de Einstein.
"O número π é definido como sendo a razão entre a circunferência de um círculo e o seu diâmetro. Mas este número tem outras personalidades. É também um número irracional e um número transcendente.
O fascínio pelo π e a determinação do seu valor têm acompanhado a matemática ao longo da sua história. Desde cedo que se teve consciência de que o seu valor é constante. No Antigo Testamento, no Livro dos Reis e nas Crónicas, o valor de π era 3. Na Babilónia, esse valor era de 25/8. Para os egípcios, de acordo com o papiro de Rhind,  π = 4(8/9)² = 3.16. Estes valores foram determinados recorrendo a medições.
Entretanto, o valor de π passou também a ser determinado através de cálculos teóricos. Por exemplo, Arquimedes (287-212 a.C.) situou o valor de π entre 3(1/7) e 3(10/71), fazendo aumentar o número de lados de um polígono inscrito. Por sua vez, Ptolomeu, em 150 d.C., estimou esse valor em 3,1416."
Ler mais aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário