Páginas

domingo, 11 de março de 2012

O Projet Tsunami para o Japão

                                                       "helpourjapan" - (c) Ricardo Cabral

O meu desenho "Hope", assim como o "Sendai" de Luís Diferr, foram enviados para um blogue criado em França chamado Projet Tsunami. Esse projeto foi criado por um grupo chamado "Café Salé", de desenhadores e argumentistas de BD, um deles a viver temporariamente em Tokyo. Rapidamente se organizaram e solicitaram o envio de ilustrações para leiloar, cujo produto seria transformado em donativos a enviar às vítimas do tsunami. 
Durante vários meses centenas de artistas, japoneses, europeus e das Américas se solidarizaram, enviando desenhos dos mais diversos estilos e técnicas para este site. 
De Portugal fomos muito poucos a enviar desenhos. Que eu saiba, apenas três pessoas: eu, Luís Diferr e Ricardo Cabral, que enviou o desenho acima.

Logo que tomei conhecimento desta iniciativa através do Público, enviámos os nossos dois desenhos sem hesitar, como forma simbólica de ajudar as vítimas no Japão. Esperando que servissem para comprar, quem sabe, talvez um colchão ou um par de ténis novos para alguém, ficámos a saber mais tarde que o leilão dos muitos desenhos rendeu apenas 31.550 EU, entregues ao cuidado da organização Give2Asia.


A 8 de setembro de 2011, o mesmo grupo editou um livro chamado "Magnitude 9", para com a sua venda angariar mais fundos. Esse livro conta com uma seleção de 250 imagens de autores de várias nacionalidades e está à venda por 30 Euros (acrescidos dos portes de envio) aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário