Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mandela, o senhor Paz


"Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como activista e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002."

Esta é uma biografia constante da Wikipédia. Mas há muito mais para dizer deste homem, dono de uma tenacidade e resistência impressionantes.

Mandela, hoje com 91 anos, ficou 27 na prisão e comemora hoje o 20º aniversário da sua libertação. Ainda hoje o mundo recorda o mar de gente que o aguardava à saída da prisão, caminhando de mão dada com Winnie Mandela, com quem era casado.

Mandela ficará para sempre na História como uma das referências da luta pela Paz mundialmente reconhecida.

1 comentário:

  1. Definitivamente, Mandela é o senhor da paz! Quem sabe um pouco sua história e/ou assistiu o filme "Invictus" saberá do que ele foi e é capaz para promover a união entre as raças, a tolerância, a compreensão e o amor ao próximo. Em meu blog postei um texto a respeito: "Mandiba, um invencível". Parabéns para vocês!
    Um abraço,
    Suziley Silva
    e-mail: yelizus_leonam@hotmail.com
    http://arslitterayelizus.blogspot.com

    ResponderEliminar