Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O livro "Portugal" no GEO


A sessão de lançamento desta obra, realizada no Palácio do Beau Séjour em Benfica (Lisboa) contou com a presença do ilustre Professor Dr. José Manuel Garcia do Gabinete de Estudos Olissiponenses e da Editora da ASA Dra. Maria José Pereira, que procederam à apresentação da mesma.

Recorrendo a um diaporama com as imagens mais significativas do livro, o Professor explicou à assistência o trabalho de pesquisa rigorosa que a preparação desta obra implicou e como é agradável poder ver agora em ilustrações a reconstituição da Lisboa antes do terramoto, assim como de monumentos da época de D. Manuel.

Por fim o autor, Luís Diferr falou do gosto que cultiva pelo estilo meticuloso do desenho e assumiu que este livro é uma homenagem a Jacques Martin, co-autor desta obra, entretanto falecido, e de quem recebeu muitas influências. Evocou ainda outros dos seus mestres, como Hergé e Jacobs, e, disse que "se os leitores, após observarem com atenção este álbum, passarem a olhar com outros olhos os fabulosos monumentos que existem em Portugal", se sentiria feliz.

Após seis anos de intenso trabalho de reconstituição do Portugal do Século XVII, Luís Diferr recebeu cumprimentos dos convidados e realizou trinta desenhos, todos diferentes, na sessão de autógrafos que se seguiu à apresentação.


Fotografia: (c)Pérola de Cultura

3 comentários: