Wiseman Adoration (c)Murillo
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com ervas antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos se possam alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontrariam no lugar das ervas após acordar.
A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se costumava encontrar uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deveria "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte. Em França come-se "Buché a la Renne" onde também encontram um brinde no seu interior; a buché também costuma trazer uma coroa e quem encontrar o brinde será coroado como rei.
Em Portugal e também noutros países as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta para receber goluseimas ou outras ofertas. Esses cânticos ficaram conhecidos como "As Janeiras".
I translated, via Google, your interesting post. I also wrote a post on the 6th of January, but it is different as it is the date that the Eastern Orthodox Christians celebrate Christmas. I like reading about history and enjoyed learning about the tradition of leaving shoes with herbs for the camels.
ResponderEliminarBeautiful painting, Héléna!!! I love it particulary today as it is my birthday!!!
ResponderEliminarChère Claudie
ResponderEliminarJoyeux Annniversaire et une bonne recupération.
Gros bisou.
Dear Vagabonde
ResponderEliminarEnjoy as much as possible the Kings Day.
Kisses and hugs.
Gostei muito do artigo e, em especial, da fabulosa escolha da música! Tem para mim um simbolismo muito especial pois na minha família existe a tradição de, na noite de natal, se cantar ao som das guitarras! Esta música, à semelhança de muitas outras do Zeca, é uma das que não pode faltar! Desde pequeno que sei a letra de cor (sempre gostei especialmente do "pampararariri-pampararariri-pam-pam-pam-pam")! Muito obrigado por me ter feito relembrar uma vivência tão especial!
ResponderEliminarA música do Zeca é linda, vai às raízes populares, e, por isso mesmo, é intemporal!
ResponderEliminar