Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Professores, carne para canhão


Cada vez mais são as vozes que se levantam a propósito de rumores surgidos, ao que parece com fundamento, sobre a retirada de direitos fundamentais adquiridos pelos trabalhadores há décadas, alguns dos quais conquistados a pulso, após duríssimas lutas sociais e/ou sindicais.

Os professores são sem dúvida um desses casos, para quem conquistas há muito conseguidas como a redução da componente letiva por antiguidade (conhecida como artigo 79), por absurdo que seja, podem vir em breve a desaparecer.

Quem propuser tal coisa nem sequer tem a noção da catástrofe que vai originar no ensino. Não é humanamente aceitável que um professor com mais de 50 anos, por exemplo, em vez de diminuir com o tempo o seu número de horas de aulas, as possa aumentar! Quantos serão aqueles que irão aguentar tal barbaridade? Para já não falar no aumento da idade da reforma.
O Ricardo Montes explica aqui o que está em discussão a esse respeito.

Se a redução da componente letiva desaparecer, quantos correrão à reforma antecipada com fortes penalizações? Quantos ficarão doentes, desmotivados, deprimidos? Parece que não importa, é mesmo para espremer até ao tutano, carne de segunda (ou terceira) para abate!

Não me admiro com as marchas da indignação, que se estão a repetir um pouco por todo o lado. Portugal não é excepção e os professores estão literalmente a ser sangrados! Não estarei presente por pura incapacidade física, mas a minha vontade seria manifestar também a minha indignação.

2 comentários:

  1. Se há uma profissão que este país respeita, são os professores. Bem sei que, até há relativamente pouco tempo, o seu papel era completamente diferente do que é hoje mas, ainda assim, vêm mantendo uma enorme importância social. Como é possível que se veja um professor esgotado física e mentalmente? Como é possível que aqueles que outrora adoraram dar aulas, estejam hoje a odiar a profissão? Como é possível?!
    Estou solidário...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, P.D. Tem a resposta no post acima. Bjs.

    ResponderEliminar