Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2009

"Big Brother" legal na Finlândia


(foto de Païvi, Deviant'Art)

O jornal finlandês “Helsingin Sanomat” publicou uma notícia segundo a qual alguns funcionários da Nokia andariam a permitir fugas de informação que terão chegado às mãos da concorrente chinesa Huawei.
Em virtude disso, a Nokia terá começado a espiar os e-mails dos seus funcionários, assim como as respostas e os anexos, tendo feito circular a presumível “ ameaça” de que, se não o pudesse fazer legalmente para defender os interesses da empresa, esta se mudaria para qualquer outra parte do mundo.
Durante dois anos a fabricante exerceu alguma pressão para que a lei fosse alterada. Isto depois de sofrer as consequências de diversas fugas de informação.
Apesar de a porta voz da empresa, Arja Suominen, ter negado veementemente tal ameaça, a legitimação legal do controle da correspondência privada dos funcionários vem corroborar as fortes suspeitas de que a lei foi feita para assegurar a permanência da Nokia em território finlandês.
Dado que a Nokia emprega 16.000 funcionários, o que representa uma importante fatia na economia da Finlândia, não é de estranhar que o Parlamento tenha vindo a aprovar aquilo que já está a ser chamado de “Lex Nokia”.
A oposição finlandesa criticou a decisão aprovada no Parlamento, já que considera que a lei vai contra os direitos fundamentais dos cidadãos, pelo que a adopção da mesma é uma forma “descabida” de apoiar a violação da liberdade individual dos cidadãos, diminuindo os direitos fundamentais de cada um face aos interesses da Nokia.
Manifesto a minha preocupação pelo que considero ser atentatório das liberdades e da individualidade das pessoas, porque, em nome dos interesses económicos de uma empresa, o que se antevê é que todos os funcionários de todas as empresas vejam de um dia para o outro, a sua correspondência pessoal devassada, quer sejam e-mails ou chamadas telefónicas.
Da espionagem industrial se passará rapidamente à espionagem pessoal, com todos os riscos de retaliação e perseguição pessoal que isso, inevitavelmente, irá acarretar.
Por este andar, para onde vamos …?

Leituras recomendadas: http://www.cn-c114.net
http://www.infowars.com/finland-passes-unlimited-internet-surveillance-law/
http://techdirt.com
http://www.vidasalternativas.eu

Sem comentários:

Enviar um comentário