Páginas

sábado, 13 de março de 2010

Síndrome de La Tourette 1


A Síndrome de La Tourette representa um transtorno neuropsiquiátrico ou uma desordem neurológica caracterizada por tiques involuntários, ou seja, é um transtorno de tique grave, progressivo, no qual tiques motores múltiplos e vocais (tiques fónicos) ocorrem combinados. A maioria das pessoas afectadas é do sexo masculino.

Tem início precocemente na infância, com características benignas, observando-se apenas crises passageiras de tiques motores simples, como piscar de olhos ou movimentos bruscos do pescoço/cabeça, podendo surgir e desaparecer, ou tornar-se persistentes, a ponto de já desencadear efeitos nocivos na criança.

À medida que a Síndrome se desenvolve, os tiques motores, inicialmente simples, adquirem características mais complexas e múltiplas. Ficam camuflados na forma de actividade motora intencional (como remover o cabelo da testa com o braço), mas acaba sendo identificado como tique pelo seu carácter repetitivo.

Coprolalia: é a tendência involuntária para proferir palavras obscenas ou fazer comentários geralmente considerados socialmente depreciativos e, portanto, inadequados. Representa uma característica rara de pessoas afectadas pela síndrome de Tourette. Coprolalia é um termo emprestado do idioma grego (ou κόπρος) que significa "fezes" (dejectos fecais) e λαλία, que significa "tagarelas, conversa sem sentido".

Coprolalia comporta todas as palavras e frases que são consideradas tabus sociais ou que são tidas como inaceitáveis fora de certos contextos e geralmente é expressa fora de contexto social e emocional. A verbalização de palavras tidas por obscenas em grande maioria dos casos está relacionada com o contexto psíco-emocional a que o indivíduo acometido pelo distúrbio possa estar inserido. Em certos casos a pessoa com coprolalia consegue repetir as palavras características de sua condição na sua mente. No entanto, essas subvocalizações podem ser extremamente angustiantes.

(Continua)

Texto de autoria de Becas.

2 comentários:

  1. Amigos…

    Nos últimos tempos temos assistido a acontecimentos verdadeiramente perturbadores nas nossas Escolas… e que foram sendo divulgados pela comunicação social.

    Amigos…

    Vamos fazer uma Vigília Nacional em cada Capital de Distrito por esse País fora… (poderá ser numa 4ª feira à noite…).

    O objectivo desta Vigília Nacional é envolver-mos a sociedade na discussão de um tema tão grave que é a VIOLÊNCIA NA ESCOLA …

    Amigos…

    Muito francamente, a culpa é nossa? É nossa quando nos calamos, quando deixamos de participar, quando olhamos para o lado e assobiamos…

    Vamos criar uma iniciativa destas… divulgando através de emails, blogues, sms e nas Escolas…

    Eu de certeza que vou…

    Filipe…

    ResponderEliminar
  2. Educativa esta postagem, Helena. Parabéns!!
    Bom final de semana, beijos, ;)
    Suziley.

    ResponderEliminar