Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Emídio Rangel condenado por chamar "hooligans" aos professores?


«Eles aí estão, em estágio. Faz-me lembrar os hooligans quando há uma disputa futebolística em causa. Chegam pela manhã em autocarros vindos de todo o país, alugados pelo Partido Comunista. Confesso que tenho vergonha destes pseudo professores, que trabalham pouco, ensinam menos, não aceitam avaliações e transformam-se em soldados do Partido Comunista, para todo o serviço», escreveu, sob o título “Hooligans em Lisboa” , o jornalista Emídio Rangel.

"O TIC de Coimbra entendeu tratar-se de «um discurso manifestamente desproporcional, lesando a honra e consideração dos assistentes». «De facto, para opinar sobre a manifestação, não podia o arguido ofender os assistentes da forma como o fez. Entende-se que, neste caso, pretendeu-se desconsiderar, humilhar e rebaixar os professores que integravam a manifestação em causa. Entende o tribunal que as expressões em causa ultrapassam os limites do direito de expressão, sendo ofensivas da honra e consideração dos assistentes», lê-se no despacho de pronúncia.

(...) «Deve o arguido ser pronunciado por dois crimes, mas de difamação, tal como vem acusado pelos assistentes e não de injúrias, como consta da acusação do Ministério Público, uma vez que as expressões em causa não foram dirigidas directamente aos assistentes, mas a terceiros através da comunicação social. E por terem sido divulgadas desta forma e ainda pelo facto dos assistentes serem docentes, encontram-se os crimes agravados nos termos constantes das acusações», concretiza a pronúncia."

Leia a notícia completa aqui.

Na altura em que a crónica difamatória saiu no Correio da Manhã fiquei pouco menos que possessa e mandei a notícia para tudo quanto era sítio, incluindo os Sindicatos.
Finalmente, quem acabou por processar Rangel foram dois professores do ensino básico e secundário, sócios do Sindicato dos Professores da Região Centro.
Às vezes ainda se faz justiça. Este há muito que andava a pedi-las. Finalmente, haja um pouco de decoro e sejam punidos os boçais deste calibre.

3 comentários:

  1. Ai, Miga, tardou tanto, mas tanto, mesmo!e ainda temos que esperar!

    ResponderEliminar
  2. Olá Lelé

    Fiquei muito contente com esta notícia e farei também a divulgação no meu blogue.
    Beijinhos

    ResponderEliminar