Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Jogos Olímpicos da era moderna 2


Os Jogos Olímpicos da era moderna têm vindo a ser sediados regularmente em diversos países, desde a sua primeira edição em Atenas, em 1896.
Em 1916, 1940 e 1944 não houve jogos devido às guerras mundiais e boicotes políticos e algumas tragédias esqueceram, por completo, a mensagem Humanista, subjacente ao ideal olímpico.
1900, Paris: A exposição não alcançou o brilho esperado pois coincidiu com a Exposição Universal e inauguração da Torre Eiffel, sua porta de entrada.

1912, Estocolmo: Francisco Lázaro, um português de 23 anos, maratonista, que dissera antes da corrida: "ou ganho ou morro", morreu mesmo, durante a corrida, de esgotamento e insolação.
1920, Antuérpia: inaugurou-se a bandeira com os cinco círculos interligados, que até hoje é o símbolo do acontecimento.

1924, Paris: na natação, o americano, Johnny Weissmuller, ganhou três medalhas de ouro. Veio a ser famoso no cinema no papel de Tarzan. 
1928, Amsterdam- Holanda: Pela primeira vez acendeu-se a chama olímpica.
1936, Berlim: Nestes jogos, numa encenação típica do regime nazi, foi decidido que a chama olímpica fosse trazida através de tocha acesa, desde a Grécia, por revezamento de centenas de atletas, até ao local dos Jogos. Hitler teve a maior decepção quando a maratona foi vencida por um japonês e o atleta negro americano Jesse Owens ganhou 4 medalhas de ouro. Passou para a história como o símbolo da estupidez das teorias racistas de Hitler.

1952, Helsínquia-Finlândia: a União Soviética, competiu pela primeira vez.
1960, Roma: iniciou-se a cobertura, ao vivo, dos jogos, pela televisão.
1964, Tóquio: entrada do voleibol nas Olimpíadas.
1968, México: durante uma manifestação a polícia matou 70 estudantes.
1972, Munique: um ataque terrorista palestiniano veio a resultar na morte de 5 palestinianos e 11 atletas israelitas.

1976, Montreal: o atleta português Carlos Lopes ficou em segundo lugar na maratona, conquistando uma medalha de prata para Portugal.
1984, Los Angeles: o atleta português Carlos Lopes venceu a maratona, conquistando pela primeira vez uma medalha de ouro para Portugal,

1992, Barcelona: evento marcado pela presença de países que resultaram das grandes transformações geopolíticas ocorridas em alguns países.

1996, Atlanta: data da comemoração de 100 anos dos Jogos Modernos. Foram as primeiras Olimpíadas totalmente financiadas por empresas privadas.
2000, Sydney: pela primeira vez, a organização do evento foi acompanhada por grupos ecológicos.
Os atletas de Timor Leste, nação que acabara de se separar da Indonésia, ainda sem hino nem bandeira, desfilaram como participantes independentes.
2004, Atenas: na cerimónia de abertura, os gregos deram um espetáculo que remetia para a  Antiguidade e para a criação das Olimpíadas, tendo sido entregue junto com as medalhas uma coroa de oliveira.

2008, Pequim: a China organizou um espetáculo com investimentos bilionários e atletas de ponta e esforçou-se por reduzir a poluição do ar da sua capital para não prejudicar a saúde dos desportistas. Apresentou um grande evento desportivo que ficará para a História.


Em 2012, será Londres a sediar os jogos e em 2016 o Rio de Janeiro.


Fontes:-
-Olimpíadas.com.sapo.pt( Jogos Olímpicos da era moderna)
-1896: Jogos Olímpicos da era moderna/Calendário Histórico/DW
-História- O Mundo da Corrida
-Os Jogos Olímpicos da Era Moderna» Opinião e Notícia (opiniaoenoticia.com.br)
-Wikipédia



Sede do Comité Olímpico Internacional - Lausanne, Suiça
Tita Fan

2 comentários: