Páginas

sábado, 27 de março de 2010

Hora do Planeta - apagão mundial


Está marcado para hoje um apagão simbólico de 60 minutos, que a WWF (World Wide Fund for Nature) chamou a "hora do planeta". Consiste numa acção concertada de apagar todas as luzes durante 60 minutos, simbolicamente, contra o aquecimento global. Estima-se que no ano passado as 4000 cidades que aderiram tenham conseguido reduzir o consumo de energia eléctrica em cerca de 5%, o que não é nada, mas constituiu um acto simbólico, que este ano se crê possa ser seguido por muito mais pessoas e entidades.

Sem pôr evidentemente em risco locais onde a electricidade é fundamental como hospitais e prisões, pode-se contudo apagar todos os monumentos simbólicos das cidades, como se fará nos Paços do Concelho, na Estátua do Marquês, Mosteiro dos Jerónimos, Ponte 25 de Abril (Lisboa), Cristo-Rei (Almada), Mercado do Bolhão, Torre dos Clérigos e Sé, Pontes D. Luís e D. Maria (Porto) e o monumento classificado pela UNESCO como Património Mundial, Convento de Cristo (Tomar). E muitos mais monumentos se apagarão, num total de 25 municípios que aderiram a esta iniciativa, o dobro dos do ano de 2009.

É o seguinte o texto do apelo em Portugal:

"Desligar as luzes durante uma hora é não só contribuir para a preservação do nosso planeta, mas também fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra o aquecimento gçobal. o ano passado aderiram 1.2 mil milhões de pessoas em 4000 cidades à volta do mundo e mais de 2000 empresas. Contra o aquecimento global, uma acção global. Junte-se a nós. Não lhe estamos a pedir muito:é só mexer um dedo. Desligar a luz".

A Pérola de Cultura junta-se a este apelo.
O apagão deverá ter lugar entre as 20:30 e as 21:30.
Em Lisboa há um encontro de cidadãos aderentes junto da Fonte Luminosa de Belém.

Se quiser ficar em casa, aproveite para fazer aquele jantar especial à luz da vela que já andava a planear há tanto tempo. Cozinhe-o com tempo. Compre velas bonitas que tenham tempo de duração superior a uma hora. Sirva os copos, ponha as travessas na mesa e depois, apague todas as luzes e disfrute esta refeição especialmente romântica com o seu amor ou os seus amigos.

Vai ver que é uma ocasião especial e o planeta agradece!


Para mais informações sobre esta iniciativa, locais de encontro em outras cidades, etc., consulte: www.wwf.pt

2 comentários:

  1. É isso vamos participar!! Beijos Helena! :)

    ResponderEliminar
  2. What an interesting, readable and informative post about Earth Hour from you're side of the world!

    I have listed you at my Earth Hour 2010 Link Love Chain of course (you're welcome to update you're post with a link to mine :-) )

    ResponderEliminar